Biografia de Dom Estevam Stork, que hoje (05/05) completaria 100 anos

Por Ir. Alexandre Garcez – Urban Ioseph Stork, filho de Ioseph Stork e Maria Stork, nasceu a 5 de maio de 1922 em Staig, Fronreute, na Alemanha de Weimar. Algum tempo após concluir os estudos em Weingarten e Revensburg, foi convocado para o serviço militar durante a 2ª Guerra Mundial, onde foi tenente em 1941, lutando contra os russos. Retornando para Staig em 1946, permaneceu durante dez meses na Áustria, como prisioneiro dos ingleses. Após a guerra ingressou no Seminário dos Missionários Combonianos do Sagrado Coração, em Bamberg, sendo ordenado sacerdote no dia 15 de março de 1953.

Como Comboniano foi enviado em missão a Lima – Peru em 1953, onde permaneceu até 1956, quando então partiu para ingressar na Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz em Itaporanga, SP. Sendo recebido pelo abade fundador Dom Atanásio Merkle, ingressou no noviciado a 15 de julho de 1956, recebendo dele o nome de Estevam, e fez a sua Profissão Solene no dia 16 de julho de 1957. Após a profissão, passou a auxiliar Dom Atanásio Merkle na Paróquia de São João Batista. No dia 10 de fevereiro de 1971 a comunidade monástica de Itaporanga o elege como seu 2º Abade, tendo a Bênção Abacial ocorrida no dia 19 de março de mesmo ano, permanecendo à frente da comunidade monástica até 2006, quando então é sucedido por Dom Luis Alberto Ruas Santos.

Com grande solicitude e empenho apostólico, Dom Estevam permaneceu quase cinco décadas na Paróquia de São João Batista, construindo muitas capelas nas comunidades da zona rural bem como na cidade, tais como a Igreja de Santa Cruz e nova Igreja do Bom Jesus. Trabalhou incansavelmente em prol à evangelização, realizando diversas atividades pastorais e catequéticas, marcando profundamente os paroquianos de Itaporanga com a sua personalidade e seu carisma.

Faleceu de enfarte cardíaco no dia 20 de fevereiro de 2009, causando grande comoção entre os monges e os paroquianos de Itaporanga, tinha, então, oitenta e sete anos de idade, cinquenta e seis de sacerdócio e cinquenta e dois de profissão.

Notícias relacionadas