Black Friday: 10 dicas para não cair em golpes digitais

Especialista da Alura explica como se proteger de deepfake e fake news e aproveitar as promoções do período de forma segura

No dia 29 de novembro, o Brasil se prepara para a tão esperada Black Friday, um evento que movimenta o varejo e atrai consumidores em busca de ofertas imperdíveis. Contudo, essa época também gera apreensão, pois muitos temem ser vítimas de fraudes e acabar no prejuízo. Em 2023, apenas nas primeiras duas horas do evento, foram registradas mais de 7,5 mil tentativas de golpes em compras online, de acordo com a Confi.Neotrust e a ClearSale.

Para Fabrício Carraro, Program Manager da Alura, maior ecossistema de educação em tecnologia do país, o receio dos consumidores é amplificado pelo aumento das fake news (notícias falsas) e deepfakes, técnica que utiliza inteligência artificial (IA) para sobrepor imagens e áudios. “Embora essa tecnologia seja extremamente eficiente em diversos cenários, ela também representa riscos significativos quando utilizada por indivíduos mal-intencionados”, alerta.

Para ajudar os consumidores a aproveitar a Black Friday de forma segura, o especialista listou 10 dicas essenciais. Confira:

 

  • Busque educação digital

 

Uma pesquisa do Serasa aponta que 67% dos brasileiros temem cair em fraudes durante a Black Friday. No entanto, um estudo da Kaspersky mostra que 65% da população não sabe o que é deepfake, evidenciando a lacuna na educação digital que torna os consumidores mais vulneráveis a esses golpes.

“Familiarizar-se com as características dos golpes digitais e de como seus dados podem ser coletados e usados com más intenções é o primeiro passo para comprar online com confiança”, afirma Carraro.

  • Verifique a fonte

Antes de buscar qualquer promoção, é importante garantir que a fonte seja legítima, certificando-se de que a marca é séria e realmente está aplicando descontos nos produtos. “Sites oficiais com uma boa reputação no Reclame Aqui, por exemplo, e perfis verificados em redes sociais são os canais mais seguros”, alerta o especialista.

  • Desconfie de ofertas imbatíveis

Pesquise preços e compare-os com os de outras lojas antes de fechar a compra. Isso ajuda a evitar ilusões com descontos irreais, que podem ser apenas disfarces para golpes digitais. Como ressalta Carraro: “Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente não é real”.

  • Cuidado com vídeos e imagens manipuladas

Com a popularidade das técnicas de deepfake, é preciso estar atento a vídeos e imagens que parecem reais, mas que podem ter sido alteradas. “Em meio a uma imensidão de conteúdos digitais, adotar um ceticismo crítico é sempre essencial e pode ajudar a não cair em golpes ou comprar produtos irreais”, cita o executivo.

  • Use a autenticação em duas etapas

Com o aumento das plataformas digitais, o número de cadastros e perfis cresce automaticamente. Ativar a autenticação em duas etapas pode ser uma estratégia eficiente para proteger suas contas online. Segundo Carraro, “isso adiciona uma camada extra de segurança e dificulta o acesso não autorizado”.

  • Atenção aos dados pessoais

 

Ainda no que diz respeito aos cadastros, o Program Manager aconselha a ter cuidado não apenas ao compartilhar dados pessoais, mas também durante todo o processo. “Não é recomendável abrir informações sensíveis em sites ou formulários suspeitos. Mesmo em ambientes seguros, é importante usar senhas fortes e diferentes para cada serviço online”, reforça.

  • Cuidado com links suspeitos

Golpistas frequentemente usam URLs semelhantes a marcas conhecidas. “Durante a Black Friday, as mensagens e e-mails com links para ofertas fraudulentas aumentam, então nunca clique sem conferir a procedência da promoção. É mais seguro acessar diretamente a página da loja em questão”, ressalta o especialista.

  • Verifique o histórico da loja

Outra recomendação antes de realizar uma compra durante a Black Friday é pesquisar avaliações de outros consumidores sobre a loja em questão e verificar se o site possui selo de segurança. “Negócios confiáveis e com boa reputação não têm nada a esconder, então priorize-os nas suas compras”, esclarece o executivo.

  • Analise as campanhas com olhar crítico

Informações sensacionalistas ou alarmantes podem ser indícios de golpe, pois os criminosos precisam competir com estratégias de marketing sérias para chamar a atenção do consumidor. “Se um anúncio faz você se sentir pressionado a comprar imediatamente, desconfie”, enfatiza Carraro.

  • Mantenha seu dispositivo atualizado

Por fim, é fundamental atualizar seus dispositivos, pois isso corrige vulnerabilidades que podem ser exploradas em golpes. “Instalar as atualizações de segurança do seu sistema operacional e aplicativos oferece uma primeira barreira contra criminosos”, conclui.

Sobre a Alura
A Alura é o maior ecossistema de aprendizado em tecnologia do Brasil. São mais de 1.500 cursos em sua plataforma de ensino e novos lançamentos todas as semanas, bem como profundidade e diversidade em suas formações com o objetivo de desenvolver carreiras em T – profissionais que buscam conhecimento para além da sua área de especialização. Com cerca de duas décadas no mercado, a escola impactou mais de 3 milhões de estudantes e 5 mil empresas.

Por meio da Discord, sua comunidade colaborativa e ativa que conta com mais de 126 mil pessoas e 3 mil novas chegadas todos os meses, promove aprendizados em Programação, Front-end, Data Science, Mobile, DevOps, UX & Design, Negócios, Marketing e muito mais.

O ecossistema Alura conta com uma gama de conteúdos, incluindo os notórios podcasts Hipsters Ponto Tech e Like a Boss, bem como as unidades de negócio Alura Para Empresas, focada em soluções de educação corporativa; Alura Latam, uma extensão da empresa para a América Latina; Casa do Código, editora de livros de tecnologia e inovação; e a escola de produtos digitais  PM3. Além da FIAP,  instituição referência em ensino superior de tecnologia, onde co-criaram a Pós Tech, oferecendo pós-graduações únicas, 100% digitais, hands-on e assíncronas nas áreas de Dev, Cibersegurança e Dados.

André Gravatin | Motin Assessoria de Imprensa

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