Bom dia ministro: sigilo na internet, Cidades Digitais e crescimento da internet móvel no Brasil

O Bom Dia Ministro, que vai ao ar nessa quinta-feira (17), recebe o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que vai falar sobre medidas para preservar o sigilo das comunicações pela internet, segunda etapa do programa Cidades Digitais e crescimento da internet móvel no Brasil.

A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e transmitida ao vivo, das 8h às 9h, pela NBR TV e via satélite.

Os e-mails corporativos utilizados pelas entidades que integram o Governo Federal ganharão mais segurança para evitar interceptação e monitoramento ilegal de informações. A presidenta Dilma Rousseff determinou que o Serpro será o novo fornecedor de correio eletrônico para a administração pública federal.

O Ministério das Comunicações já está testando o Expresso, ferramenta de e-mail do Serpro, e um decreto presidencial deverá ser assinado nos próximos dias, definindo um cronograma para que ministérios, autarquias, fundações e demais entes do governo federal se adequem à nova norma. Também já está em fase de desenvolvimento, segundo o Ministério das Comunicações, e-mail mais seguro para toda a população, que ocorrerá em parceria entre os Correios e o Serpro.

Cidades Digitais – O Programa Cidades Digitais, que conecta cidades com rede de fibra óptica, vai contemplar mais 262 municípios de todas as regiões do Brasil em sua segunda etapa, com um investimento de R$ 201,7 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na seleção, que inclui municípios com até 50 mil habitantes, foram levados em consideração uma combinação fatores como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o pequeno índice de acesso à banda larga. A lista completa de municípios pode ser conferida no item Seleção 2013 – PAC 2, no link: http://www.mc.gov.br/inclusao-digital/acoes-e-programas/cidades-digitais.

Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto do programa, em que 80 municípios foram contemplados.

Internet móvel – O mercado de internet móvel 4G cresceu no Brasil. De acordo com dados da Anatel, em relação ao mês anterior, agosto deste ano registrou um aumento de 55% no número de acessos da tecnologia de quarta geração: foi de 257 mil para quase 400 mil acessos. Hoje, 66 municípios brasileiros contam com a nova tecnologia.
Aplicativos brasileiros – A partir do último dia 10, todos os smartphones produzidos no Brasil e beneficiados com isenção fiscal do governo deverão sair da fábrica com um pacote de pelo menos cinco aplicativos nacionais. Esse número vai aumentar gradualmente para 15 aplicativos em janeiro de 2014, 30 em julho de 2014 e 50 aplicativos em dezembro do ano que vem.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Da Secretaria de Imprensa da Presidência da República)

Notícias relacionadas