Botucatu: Dom Aloysio é submetido a nova cirurgia no cérebro

Dom Aloysio Leal Penna - Arcebispo Emérito de BotucatuEm decorrência de uma hidrocefalia (acúmulo de água dentro do crânio), na terça-feira, 5 de maio, o arcebispo emérito de Botucatu Dom Aloysio José Leal Penna foi internado no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) para passar por uma cirurgia. O procedimento foi realizado para que fosse feita uma drenagem do líquido. Sua alta está programada para hoje, 7 de maio.

 

De acordo com o neurocirurgião Dr. Carlos Clayton Macedo de Freitas, responsável pelo atendimento do religioso, a cirurgia foi um sucesso. “Ontem (quarta-feira), Dom Aloysio passou bem e hoje (quinta-feira) seu quadro é estável”, explica. O médico diz que a hidrocefalia não era uma complicação esperada, mas pode acontecer em pessoas que sofreram traumas, como foi o caso do arcebispo emérito – que sofreu um trauma crânio encefálico após uma queda, dia 10 de janeiro de 2009, durante uma celebração na Catedral de Botucatu.

Dom Aloysio passou por uma tomografia há aproximadamente um mês e meio, quando não foi diagnosticada nenhuma alteração. Entretanto, há poucos dias, foi novamente submetido ao exame e a hidrocefalia pôde ser percebida. “Os sintomas que ele apresentava eram sonolência, se comunicava menos, estava apático. Agora, após a cirurgia, ele está mais acordado”, esclarece Dr. Carlos Clayton. (Assessoria de Comunicação e Imprensa da FM e HC/Unesp)

 

 

Notícias relacionadas