Botucatu é a Campeã 2012 em Meio Ambiente

O governador Geraldo Alckmin participa da premiação dos Municípios Verde Azul no Palácio dos Bandeirantes. DATA: 18/12/2012 LOCAL: São Paulo/SP FOTO: GUILHERME LARA CAMPOS/A2 FOTOGRAFIANa manhã desta quarta-feira (19), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, comandada pelo secretário da pasta, Layre Colino Júnior, foi recebida pelo prefeito João Cury Neto em seu gabinete para entregar os dois prêmios conquistados pela cidade no programa “Município Verde Azul”.

Em cerimônia realizada na última terça-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Botucatu foi anunciada como a grande campeã entre as cidades que participaram da edição 2012 do programa organizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Na oportunidade a Cidade também foi contemplada com o prêmio “Franco Montoro” dedicado aos munícipios com a melhor colocação no ranking em sua bacia hidrográfica.

Premiação Município Verde Azul - Foto Andreia Seullner (2)O evento contou com as presenças do governador do Estado, Geraldo Alckmin, e do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas. É a primeira vez que a cidade conquista o prêmio, considerado o “Oscar do Meio Ambiente” no Estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, os 645 municípios de São Paulo foram avaliados pelas ações promovidas na agenda ambiental e uma nota que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

“O Município Verde Azul transformou o estado de São Paulo nesses últimos cinco anos por meio da gestão ambiental compartilhada”, afirma o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.

Todas as ações realizadas em 2012 foram avaliadas pela equipe do programa e reconhecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Cento e trinta e quatro, dos 371 municípios participantes nesta edição, conseguiram nota superior a 80 e foram reconhecidos como municípios exemplos na área ambiental, certificados pelo programa. Esta é a quinta edição do ranking que é divulgado anualmente pelo Governo do Estado. Nos anos de 2008, 2009 e 2011, o município de Santa Fé do Sul, no extremo noroeste paulista, ficou com o título. Em 2010 foi a vez de Santa Rosa do Viterbo erguer o troféu.

“Esse é um programa de sucesso. São Paulo é um estado forte porque os municípios são fortes. Vamos liberar recursos para os primeiros municípios colocados no ranking e para os que fizeram maior esforço e tiveram um salto em suas notas. O nosso objetivo é premiar os melhores colocados e estimular os municípios a sempre melhorarem”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

Grande salto de Botucatu – Depois de ficar fora da lista das cidades certificadas, em 2010, Botucatu resolveu fazer a lição de casa. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, mudou radicalmente a política ambiental no município e o resultado não demorou a aparecer.
De um ano para o outro, a nota da cidade pulou de 71,87 para 87,23, garantindo a reconquista do selo Município Verde Azul em 2011, com a 54ª colocação. Com grandes investimentos, parcerias com instituições e a sociedade civil, legislação abrangente e moderna, a cidade superou todos os concorrentes este ano com a nota 97,26 e foi anunciada como a grande campeã de 2012.

Para o prefeito João Cury Neto, este prêmio mostra a capacidade de superação na área do Meio Ambiente da Cidade. “Fomos muito criticados nesta área e este prêmio mostrou nossa capacidade de inovação. Em 2010 não pontuamos no ranking do programa e com muito questionamento, estudo e dedicação da equipe do Meio Ambiente, comandada pelo secretário Layre Colino, fez com que Botucatu tirasse diversas ideias do papel, fazendo com que saíssemos da 54º posição, em 2011, para o primeiro lugar neste ano. Este título mostra a transformação pela qual a Cidade passou e hoje podemos afirmar que Botucatu estabelece definitivamente uma política pública na área do Meio Ambiente. Assim, pretendemos permanecer nos próximos anos em boas posições no Programa do Município Verde Azul e vamos continuar trabalhando para isto”, declara.

Ele ainda enfatiza que todo este trabalho de inovação foi realizado em ano de gestão, que trouxe outras conquistas. “Não dá para discutir Meio Ambiente se a Prefeitura não designar a colocação, pelo menos, de lixeiras nas ruas para a população. Somente este ano colocamos mais de duzentas lixeiras espalhadas pela Cidade. Nosso Parque Municipal está em completa revitalização, o que nos possibilitou também pleitear o primeiro modelo do Poupatempo Ambiental, onde todos os serviços dos órgãos ambientais ficarão no mesmo local. São conquistas importantes e recentes, uma mudança de visão”, ressalta.

O secretário de Meio Ambiente, Layre Colino Júnior, atribui esta conquista como fruto de um trabalho em equipe realizado não só pela Secretaria de Meio Ambiente, mas também por toda a Prefeitura. “Foi uma surpresa gratificante para todos nós. Esperávamos um progresso, mas jamais a conquista do primeiro lugar. Isto significa que  o empenho do nosso Município foi muito forte resultando no reconhecimento com a conquista do primeiro lugar no programa”, relata.

Município Verde Azul – Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. Em 2008, na divulgação do primeiro ranking, 44 municípios alcançaram nota igual ou superior a 80. Em 2009, foram 168. Já, em 2010, 144 municípios receberam a certificação. Na edição de 2011, 159 cidades foram premiadas. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

[DESCRIÇÃO COMPLETA DA PAUTA.] DATA: XX/XX/2012 LOCAL: Sao Paulo/SP FOTO: GUILHERME LARA CAMPOS/A2 FOTOGRAFIA[DESCRIÇÃO COMPLETA DA PAUTA.] DATA: XX/XX/2012 LOCAL: Sao Paulo/SP FOTO: GUILHERME LARA CAMPOS/A2 FOTOGRAFIAMeio Ambiente mostra prêmio ao Prefeito - Foto Cesar CulichePremiação Município Verde Azul - Foto Andreia Seullner (1)Premiação Município Verde Azul - Foto Andreia Seullner (3)

Mais notícias | Botucatu  

Notícias relacionadas