Botucatu: Festival de Inverno traz nesta sexta o Quinteto Metallumfonia

O Festival de Inverno recebe a apresentação do “Quinteto Metallumfonia” nesta sexta-feira(15), às 20h30. O show, que tem a duração de 60 minutos e classificação livre, faz parte da programação do Circuito Cultural Sesi em Botucatu, uma parceria entre a Prefeitura e o Sesi-SP.


O repertório do grupo destacará obras de compositores brasileiros como José Pedro de Sant’Anna Gomes, Osvaldo Lacerda, Amaral Vieira, Gilberto Gagliarde, Fernando Moraes e Zequinha de Abreu.
Sobre o Quinteto 

É notório e extremamente relevante destacar a importância e necessidade de uma identidade sonora entre os naipes de um conjunto sinfônico. Neste caminho, a criação do Quinteto Metallumfonia possibilita aos músicos, envolvidos neste projeto, um passo no sentido de poder aprimorar e interagir dentro de uma “simbiose sonora”.
 

O gosto pela música de câmara e o interesse em mostrar os instrumentos de metais atuando como solistas reuniu os músicos Paulo Ronqui (trompete), Jefferson Anastácio (trompete), Isaac Emerick (trompa), Robson de Nadai (trombone) e Fransoel Decarli (trombone e baixo), que atuam na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Os instrumentos de metal sempre foram ouvidos nos naipes das Orquestras Sinfônicas e Bandas de Música, mas com esta formação o público tem a oportunidade de ver, ouvir, apreciar e observar de forma mais intensa a interpretação desses instrumentos.

Programa da apresentação 

Amaral Vieira (1952)
Suite de Metais

José Pedro de Sant’Anna Gomes (1834-1908)
Bollero

Osvaldo Lacerda (1927)
Quinteto Concertante

Gilberto Gagliarde (1922)
Melancólico
Cantos Nordestinos

Fernando Moraes
Gedeão
Paulinho no Samba

Zequinha de Abreu (1880-1935) – Adap. Isac Emerick
Tico-Tico no Fubá

Sobre o Festival 

A Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria Municipal de Cultura realiza neste mês o tradicional Festival de Inverno 2011 que traz para a população botucatuense apresentações gratuitas de teatro, dança, música e circo. O evento conta com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria Estadual da Cultura, Circuito Sesi, Sesc de Piracicaba e Duratex.

O Festival acontece no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” até o dia 31 de julho. De quarta-feira a sábado as atrações serão às 20h30 e aos domingos, às 19 horas.

Os ingressos são restritos a dois por pessoa e devem ser retirados nos dias dos espetáculos na bilheteria do próprio teatro, sempre a partir das 14 horas.

Este ano o Festival traz uma novidade: barracas da culinária da Cuesta em frente ao Teatro Municipal. As barracas funcionarão todos os dias dos espetáculos, a partir das 18 horas, com opções ao público como caldo verde, sopa de mandioca, chocolates, cappuccinos e salgados.
 

Notícias relacionadas