Botucatu: II Tomodati foi sucesso e promete mais para 2012

Tomodati 2011 - foto Marcelino Dias (5)Tomodati 2011 - foto Marcelino Dias (1)Botucatu recebeu nos dias 28, 29 e 30 no Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, a segunda edição do “Tomodati” – Festival Botucatuense de Cultura Japonesa. O evento que reuniu mais de dez mil pessoas foi realizado pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Subsecretaria de

Comércio e Serviços em parceria com a Associação Botucatuense de Cultura Japonesa (ABCJ).

Tomodati 2011 - foto Marcelino Dias (4)As festividades tiveram início na sexta-feira (28), com a abertura oficial do evento, cerimônia do Saquê e apresentação de dança “Kasa Odori” de São Paulo e do grupo ABR-3.

Tomodati 2011 - foto Marcelino Dias (3)No sábado (29), foi realizado festival de karatê e taekwondo, seguido da palestra “Etiqueta à mesa japonesa” com Lumi Toyoda. E na parte da tarde foram apresentadas danças, taiko com um grupo de Santo André e músicas típicas.  Já no domingo (30), o período da manhã aconteceu o festival de judô. E no período da tarde ocorreram apresentações diversas de Kendô com grupo de Bauru, coral da cidade de Salto, grupos de dança e a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu encerrou o evento.

Tomodati 2011 - foto Marcelino Dias (2)Durante todo o evento público presente contou com uma diversificada praça de alimentação e apresentações de Cosplay, Card Game, oficina de Mangá, exibição de Animês, oficinas de Origami e Shuji (caligrafia japonesa), exposição de Ikebana e de Bonsai, exposição de gravuras: Ukiyo-e: "Cenas do Mundo Flutuante", exposição de fotos SESI "Um olhar sobre o Japão" de Pedro Silvestre, área kids grátis e o programa “Alimente-se Bem” do SESI com “Oficina de Culinária Japonesa”.

Tomodati 2011 - foto Marcelino Dias (1)Miss Tomodati 2011 – A escolha da Miss Tomodati que seria realizada no sábado a noite foi transferido para o domingo a tarde devido as fortes chuvas que caíram sobre a Cidade. Das 12 candidatas selecionadas para o concurso, oito vieram da Cidade de São Paulo, sendo elas: Adriana Takeuti; Bruna Satie Tederke; Camila Toynoga Gonzalez; Gabrielle Hatano Nomi; Janaina Hirata; Larissa Tsuboi Ogusico, Mayumi Rute Inoue e Mônica Mizikami Eitler. Já as concorrentes de Botucatu foram Cacucaia Maranho; Daniela Bardela, Karina Daylla e Marina Ribeiro.

A candidata Mônica Mizikami Eitler foi eleita pelos jurados a Miss Tomodati 2011, Camila Toynoga Gonzalez ficou com o título de 1ª princesa e Camila Tsuboi Ogusico com o posto de 2ª princesa.  Já a Mayumi Rute Inoue foi escolhida a Miss Simpatia.

Tomodati 2011 - foto Marcelino Dias (6)Tomodati 2012 – De acordo com o secretário do Prefeito, Marco Aparício Cordeiro, que fez parte da comissão organizadora do evento, em 2012 a intenção é ampliar a área de alimentação e os estandes comerciais e trazer mais apresentações musicais. “Também estamos estudando uma data para realizar o Tomodati no primeiro semestre, em um período com menos chuvas”, explicou.

Notícias relacionadas