Botucatu lança Espaço Saúde e inaugura SAMU

A Prefeitura de Botucatu, na tarde da última quarta-feira (27), começou a ocupar oficialmente as instalações do Ambulatório Regional de Especialidades (ARE) com o lançamento do Espaço Saúde e a inauguração da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que conta com 53 profissionais…

distribuídos da seguinte maneira: médicos (14); técnicos auxiliares de regulação médica (10), motoristas socorristas (10); enfermeiros em urgência/emergência móvel (8); técnicos de enfermagem em urgência/emergência móvel (6); auxiliares de serviços gerais/lavadores de ambulância (5). 

O imóvel, de 2.127 metros quadrados, localizado em uma das regiões mais nobres da Cidade, foi cedido ao município pelo Governo do Estado, após gestões feitas pelo prefeito João Cury Neto. A ocupação total das dependências acontecerá de forma gradual, já que serão necessárias algumas adaptações no prédio. O Espaço Saúde denominado “Profa. Dra. Cecília Magaldi” em homenagem a precursora da Saúde Pública em Botucatu, abrigará uma série de serviços que terão objetivo de oferecer apoio e qualificar o atendimento na rede básica.

Alguns desses serviços serão inovadores na região, como a Clínica do Bebê, a Clínica de Saúde Reprodutiva e Sexual e a Clínica de Diversidades Terapêuticas (acupuntura, homeopatia, etc) e a Clínica de Curativos. Também serão instalados no local as novas dependências da Farmácia Municipal, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o CAPS 1 (Saúde Mental).

O primeiro serviço a funcionar no Espaço Saúde é a Central de Regulação do SAMU, viabilizada por meio de ações da Prefeitura de Botucatu, Fundação UNI e Governo Federal.

Botucatu possui agora uma central microrregional que atenderá também as cidades de Anhembi, Areiópolis e Pardinho. Em Botucatu está à disposição da população uma Unidade de Suporte Básico [USB] e outra Unidade de Suporte Avançada [USA]. As demais cidades da região citadas contarão com pelo menos uma USB.

Para o secretário de Saúde e vice-prefeito, Antonio Luiz Caldas Júnior, esta cerimônia não se trata apenas da ocupação de um prédio mas de se criar um novo espaço dentro da política de saúde que a administração atual vem empreendendo no município de Botucatu. “Até então quem realizava todos os tipos de atendimentos, desde os mais leves até os graves, era o Corpo de Bombeiros. Agora o SAMU traz um serviço diferenciado à população realizando o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar”, explica.

Na visão do prefeito de Botucatu, João Cury Neto, o SAMU além melhorar o atendimento nas cidades da região, também gera muitos empregos. “Ao todo esta parceria com o Governo Federal está gerando mais noventa e três postos de trabalho. Só em Botucatu serão cinquenta e três. Acredito que dando condições de trabalho para as pessoas elas podem crescer”, declara.

João Cury também mencionou em seu discurso que o próximo grande passo da gestão atual na Saúde será instalar o Pronto Socorro Infantil nas dependências do Hospital Sorocabana. “Com outra parceria feita entre a Prefeitura, Hospital das Clinicas e o Governo do Estado vamos devolvê-lo à população”, revela.

SAMU – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS [Sistema Único de Saúde].

A política tem como foco cinco ações: organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família; estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel; reorganizar as grandes urgências e os prontos-socorros em hospitais; criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e estruturar o atendimento pós-hospitalar.

O serviço realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos de salvamento. Com o Samu, tem reduzido o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológico-obstétrica e de saúde mental da população.

A ligação é feita ao telefone 192, sendo atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
 

Temporariamente, a Central de Regulação do SAMU funcionará nas dependências do antigo ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), na Avenida Santana. O projeto prevê a instalação definitiva do Samu no prédio onde já funcionou a Secretaria do Meio Ambiente, junto à antiga administração da Fepasa.

 

Notícias relacionadas