Botucatu sedia final da Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo

Aconteceu na noite da última sexta-feira (5), no Ginásio Municipal “Dr. Mário Covas Júnior”, a abertura oficial da final da Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo, categoria Mirim [adolescentes entre 13 e 14 anos], que reúne além de Botucatu, outras 15 delegações do Estado: Araçatuba; Grande São Paulo; São Paulo (Capital); Santos;

 Franca; Araraquara; Barretos; Ribeirão Preto; Bauru; Sorocaba; Presidente Prudente; São José dos Campos; Marília; Campinas e São José do Rio Preto. Os jogos serão realizados até o dia 13 deste mês na “Cidade dos Bons Ares”.

A Olimpíada é uma realização das Secretarias estaduais de Esportes, Lazer e Juventude; Educação; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência; além da Prefeitura de Botucatu. O objetivo é promover a integração e a inclusão social, favorecer o desenvolvimento integral do ser humano e promover a melhoria de qualidade de vida.

Trata-se do maior evento esportivo educacional do Estado, com a participação de mais de três mil pessoas entre atletas, dirigentes, técnicos e arbitragem. Ao todo, na competição, serão disputadas sete modalidades nas categorias masculina e feminina: atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Os melhores colocados de cada modalidade irão disputar as seletivas das Olimpíadas Escolares que acontecem de 16 a 21 de agosto, na categoria Mirim. A seletiva indicará os representantes de São Paulo nas Olimpíadas Escolares Brasileiras que acontecem de 10 a 19 de setembro, em João Pessoa (PB).

A abertura contou com apresentações da Corporação Musical “Dr. Damião Pinheiro Machado”, Banda Marcial do Colégio Santa Marcelina e a fanfarra da Escola Municipal “Jonas Alves de Araújo”, além de um número de dança preparado pela Secretaria Municipal de Educação. Cleoneide Bruder Azzem, atleta que sempre esteve presente nos momentos de glória do desporto botucatuense, conduziu a tocha para acender a pira olímpica.

Boas impressões – O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, agradeceu todas as equipes que trabalharam para que o evento acontecesse na Cidade. “Vocês mostraram grande capacidade de organização. Para nós, botucatuenses, é um orgulho receber todos os atletas e dirigentes em nosso Ginásio. Isso só mostra que Botucatu se fortalece e refina sua vocação também na área dos esportes”, discursou.

Rubens Antônio Mandeta, representante do Secretário de Educação do Estado, o senhor Hermann Jacobus Cornelis Voorwald, parabenizou todos os atletas que chegaram até a final das Olimpíadas, este que é o maior evento esportivo escolar da América Latina. “Quero parabenizar a todos que trabalham para que o evento permaneça em pé e alcance a plenitude. Desejo sucesso a todos, responsabilidade em quadra e fora dela também”, concluiu.

O assessor de gabinete Mário César Bertoluso, neste ato representando o Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado, José Benedito Fernandes, agradeceu a disponibilidade de todos da Secretaria de Educação e Esportes do Município. “Esperamos que os jogos sejam tão belíssimos quanto a abertura do evento”, explicou.

Serviço – Os jogos acontecerão sempre em horários da manhã e tarde. Todas as informações da Olimpíada Escolar do Estado em Botucatu, que inclui a programação das competições e boletins com os resultados por modalidade, podem ser encontradas no site www.educatu.com.br. 
 
 

 

Notícias relacionadas