Botucatuenses na Regional do Mapa Cultural Paulista

Mapa Cultural - Julio de Carvalho, Everton de Oliveira acompanhando Rodrigo Casali e Aline Grego, participantes e selecionados do Mapa Cultural Paulista, modalidade Artes VisuaisMapa Cultural - Rodrigo Casali, comissão apreciadora e Aline Grego, ambos de BotucatuNo último domingo (6) foi realizada a fase regional do Mapa Cultural Paulista, modalidade “Artes Visuais”, na cidade de Boracéia. Na oportunidade foram selecionados neste segmento fotografia os botucatuenses Aline Grego com a série

“Benzedeiras”, e Thyana Hacla com as obras “Túnel”, “Zig Zag” e “Espiral Áurea”, e . Rodrigo Casali, nas artes plásticas, também foi selecionado com a obra de nanquim sobre madeira, com material retirado do lixo.

As obras selecionadas serão exibidas na capital no próximo ano ainda sem data e local definido. O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, e ao mesmo tempo estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.

É um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornar-se referência nacional.

Criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista. A comissão apreciadora que esteve em Boracéia neste domingo foi composta por Miro Bampa, Rui Sauerbronn e Wagner Pavarin.

Mapa Cultural em Botucatu – O Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” recebe até quinta-feira (10) as apresentações da expressão artística “Teatro”, da Fase Regional do Mapa Cultural Paulista.

Nesta modalidade, Botucatu receberá os participantes que representarão as cidades de Bauru, Boracéia, Dois Córregos, Jaú, Lins e Pirajuí, além de um grupo da própria cidade. A comissão apreciadora será composta pelos profissionais Edu Silva, Cássio Castelan e Evill Rebouças. As apresentações gratuitas serão realizadas no período da tarde e noite.

Modalidade dança – No dia 20 de outubro, também em Boracéia, o grupo “Oficina da Dança” de Botucatu foi o escolhido para representar a região de Bauru na fase estadual que será realizada em 2012.

Notícias relacionadas