Botucatuenses se apresentam na Virada Cultural Paulista

A Virada Cultural Paulista que acontece neste sábado e domingo (14 e 15) em Botucatu está repleta de atrações de música, dança, teatro, intervenções, artes visuais e feira. Entre as atrações se apresentarão músicos e atores de Botucatu que compõem a Orquestra Sinfônica Municipal, o Núcleo Maya-Lila, Grupo Notívagos Burlescos, banda Os esquilos vesgos, e as companhias de teatro Chafariz e Atrupelados.


O músico Alê Moreira classifica o fato de fazer parte de um evento como este pela primeira vez como uma experiência encantadora. “Eu e a banda Os Esquilos Vesgos  estaremos  tocando não só para o público de Botucatu, mas também de outras cidades do Estado. Estamos acostumados a tocar em barzinhos e boates. Se apresentar na praça será um diferencial”, declara.

Alê Moreira e Os esquilos Vesgos sobem ao palco da Virada em frente a Prefeitura de Botucatu neste sábado (14), às 21 horas. A apresentação contará com repertório do disco “Hipnótico labirinto” e muito samba rock.

Já o Grupo Notívagos Burlescos além de se apresentar na Virada em Botucatu também estará com uma equipe em Araraquara. Segundo Robert Coelho, do Grupo Notívagos Burlescos, é uma honra participar de um evento como este em Botucatu. “Finalmente a Cidade sedia um evento dessa proporção com tantas atrações de diversos setores. Nosso grupo irá realizar duas intervenções na frente do palco principal na Praça Pedro Torres, uma será às 20h30 o ‘Teatro em pílulas’, que se baseia em micro cenas para micro plateias durante o intervalo de um show para o outro. A outra acontecerá às 22 horas, chamada ‘À la cart’, um mini restaurante no meio do público, onde a plateia irá solicitar pelo cardápio o que gostaria de assistir e naquele momento irá acontecer uma cena”, explica.

O Secretário Municipal de Cultura destaca a importância da participação de artistas botucatuenses na Virada: “É uma grande oportunidade da população que não conhece esses artistas ver como e o quê eles produzem. Se apresentar no mesmo espaço de artistas de renome nacional pode trazer grandes possibilidades futuras a estes artistas locais”, finaliza.


Confira o horário e local das outras atrações com botucatuenses:

18 horas – Abertura oficial com apresentação da Orquestra Sinfônica de Botucatu 
Local: Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”.
Criada em 1986, ela é formada por 41 músicos e desempenha importante papel na sociedade cultural do Centro-Oeste paulista, sendo uma das poucas orquestras completas existentes no Estado. No repertório, destaque para as obras de Villa-Lobos e Straus e obras para solista e orquestra de Vivaldi, Mozart, Prokofiev e Rachmaninoff.

20 horas e 21h30 – “Oráculo” – do Núcleo Maya-lila 
Local: Em frente ao Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”.
O Oráculo guarda um portal para um lugar ancestral sobrenatural, e estabelece uma ligação e uma comunicação não verbal entre o ser humano e as criaturas místicas. A performance consiste na instalação de Três Oráculos em um local calmo e tranquilo. Os Oráculos incentivam o público de passagem a realizar perguntas verbais para eles, que são respondidas através de danças-respostas.

23h30 – “A MalAintencionada” – Cia. de teatro Atrupelados
Local: Palco externo em frente à Prefeitura, na Praça Professor Pedro Torres.
Através de técnicas de malabarismo, ilusionismo e execução de trilha sonora ao vivo, dois atores se relacionam com objetos que tiram de dentro de uma mala e conduzem o espectador a reflexões sobre nossa relação com as pessoas e objetos do nosso cotidiano. 
23h30 – “Organóides” – Núcleo Maya-lila 
Local: Em frente ao Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”.
“Organóides” é um organismo artístico: espaço vivo de criação e produção artística que mescla linguagens de dança, performance, vídeo e circo.

2 horas – “Espiral de Fogo” – Núcleo Maya-lila 
Local: Em frente ao Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”.
Intervenção cênica de pirofagia, onde encharcados e recém saídos do mar, eles atacam o evento com suas tochas, cuspidas e malabares de fogo.
 
 
Compartilhar

Notícias relacionadas