Brasil sem Miséria é tema do programa Brasileiras deste mês

Nesta quinta-feira (16/6), o programa Brasileiras – uma edição especial do Brasil em Pauta – vai tratar do combate à miséria no país, tendo como foco as mulheres. No programa, a secretária Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Fonseca,…

falará sobre as ações do Plano Brasil sem Miséria, que tem a meta de retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza. Produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o Brasileiras é um programa de rádio mensal que aborda ações e políticas do governo federal dirigidas para as mulheres. A entrevista será transmitida ao vivo, pela NBR TV, das 8h às 9h. 

A distribuição da população em extrema pobreza, segundo o Censo Demográfico 2010 por sexo, revela que há superioridade da presença feminina (50,5% contra 49,5%) no país. Nas áreas urbanas, a presença feminina chega a 52,6% da população em extrema pobreza.

Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o governo federal quer incluir a população mais pobre, em especial as mulheres, nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.

Zona rural – Direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70, o Brasil sem Miséria vai localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. Para isso, o governo seguirá os mapas de extrema pobreza produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Plano engloba ações nos âmbitos nacional e regional. Na zona rural, por exemplo, incentiva o aumento da produção por meio de assistência técnica, distribuição de sementes e apoio à comercialização. Na área urbana, o foco da inclusão produtiva é a qualificação de mão-de-obra e a identificação de emprego. Além disso, as pessoas que ainda não são beneficiárias do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão incluídas nestes programas de transferência de renda.

O Brasil sem Miséria vai priorizar ainda a expansão e a qualificação dos serviços públicos em diversas áreas, assegurando, por exemplo, documentação, energia elétrica, alfabetização, medicamentos, tratamentos dentário e oftalmológico, creches e saneamento. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Brasil Sem Miséria. 

Participam do programa, ao vivo, as rádios: CBN (Rio de Janeiro/RJ), Nacional AM (Brasília/DF), Caturité 1050 AM (Campina Grande/PB), Itatiaia (Belo Horizonte/MG), Educadora 107,5 FM (Salvador/BA), Redesim Sat (Vitória/ES), Bandeirantes (São Paulo/SP), Rádio da Universidade (UFRGS /Porto Alegre /RS), Emissora Rural (Petrolina/PE) e Veneza FM (Caxias/MA).

Brasileiras é uma edição especial do programa Brasil em Pauta, transmitido ao vivo pela NBR TV, podendo ser acompanhado por meio de link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.


 

 

 

Notícias relacionadas