Brincar é coisa séria! Projeto em Itapeva treina educadores para a rede municipal

Mais de 50 profissionais da rede municipal de ensino de Itapeva participaram na tarde desta quarta-feira,7, da primeira aula do Projeto Brincar das Escolas de Ensino Fundamental, realizada no Auditório Professora Haru Izumi, dirigida pelas Assistentes Técnico Pedagógicos (ATPs) do 3º ano, Josicelle Patette e da Educação Infantil, Daniele Vedana.

 

Os participantes, um coordenador e um professor de cada escola de ensino fundamental da rede, repassarão o que foi aplicado no curso nas escolas.

Lançado em 2005, o Projeto Brincar é uma proposta de formação do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária) – parceiro da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Itapeva – voltada para professores, gestores e representantes de Secretarias Municipais para o aprimoramento de suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças.

Para tanto, procura oferecer um repertório de brincadeiras, jogos e brinquedos da cultura brasileira e estimular a reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.Este será o primeiro ano que Itapeva desenvolverá o Projeto em todas as aulas. No ano passado, Escola Municipal de Educação Infantil – Emei Jalile Abdalla Bührer foi a escola piloto.

De acordo com Selma Cravo, secretária municipal da Educação, o Projeto é excelente e de extrema importância, pois vem de encontro aos objetivos da SME. “Queremos garantir o brincar enquanto é tempo de brincar”, disse.
Envolvendo estudo e prática, o Projeto garante ao educador uma base sólida. “É um brincar conceituado e estudado, onde se planeja, oportuniza. O educador entende o porquê da brincadeira”, afirma Selma.

Para ela, brincar não é perder tempo. É desenvolver o ser humano. “O aluno aprende todos os conteúdos de forma prazerosa, brincando e ainda escoa a agressividade”, enfatiza.

Durante o encontro, os profissionais, dentre tantas atividades, brincaram e prestigiaram as apresentações da parceria entre a Emei Jalile e o Projeto Brincar e o projeto realizado na EM José Lopes Fernandez. (Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva)

 

Notícias relacionadas