Cadú precisa de transplante de medula óssea: você pode ajudar

O garotinho itaporanguense Carlos Eduardo Apolinário, Cadú,de três anos e meio,  filho de Ademir Perez Apolinário e Francisca Isabel Nogueira Apolinário, tem Leucemia, do tipo (LLA) Leucemia Linfócita Aguda. Ele já passou 2 anos em tratamento na Unesp/Botucatu, mas não obteve a cura, e agora depende de um transplante de medula óssea. Porém, o mais difícil para isso está sendo a localização de um doador compatível, já que nos exames nem seus pais e demais familiares foram compatíveis.

Para auxiliar Cadú, a AMAI (Associação Mão Amiga de Itaporanga) que ajuda os portadores de câncer está com uma ampla campanha para localizar um doador compatível.

Para isso, foram colocadas faixas ao longo das principais ruas da cidade, afixados cartazes e confeccionadas camisetas estampadas com a foto do garoto. Muitas empresas e voluntários já adotaram essas camisetas.

Esse movimento está sensibilizando as pessoas para comparecerem ao Centro de Saúde no dia 24 – Dia da Festa de São João Batista, padroeiro da cidade – para o teste de sangue. É extraído apenas 5 ml de sangue de cada voluntário. É aguardada a chegada de um ônibus de Jaú, lotado de voluntários para fazer o teste.  

A Leucemia Linfócita Aguda (LLA) é o câncer mais comum na infância. Trata-se de uma doença em que medula óssea produz linfócitos anormais em quantidade muito grande.

O que é Medula Óssea?
A medula óssea é o material encontrado no interior dos ossos, também conhecido por tutano, que tem a função de produzir 3 tipos de células sanguíneas:

* Hemácias (glóbulos vermelhos): responsável pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e da retirada do dióxido de carbono deles para ser eliminado pelos pulmões.
* Leucócitos (glóbulos brancos): células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções.
* Plaquetas: compõem o sistema de coagulação do sangue que previnem hemorragias.

Quando o nosso corpo está saudável, a medula óssea produz células sanguíneas imaturas (chamadas também de precursoras ou células tronco), que se tornam glóbulos maduros do sangue dos três tipos acima. Quando acontece a doença LLA, as células imaturas doentes ocupam a medula.

Notícias relacionadas