Café com a Presidenta: Dilma fala sobre o Saúde na Escola, vacinação e obesidade em 1/5 das crianças

imageNo programa de rádio desta segunda-feira a presidenta Dilma Rousseff fala do Saúde na Escola e do calendário de vacinação, que terá novidades que interessam às prefeituras e aos pais e mães. Isso irá a 50 mil escolas e beneficiará 11 milhões de estudantes. Neste está também o problema da obesidade, que afeta 1/5 das crianças

 

Rádio Nacional, 23 de janeiro de 2012

Luciano Seixas: Olá, eu sou Luciano Seixas e começa agora mais um “Café” com a presidenta Dilma. Bom dia, Presidenta.

Presidenta: Bom dia, Luciano. Bom dia aos nossos ouvintes.

Luciano Seixas: Presidenta, hoje vamos falar de criança. Vamos falar do Saúde na Escola e do calendário de vacinação infantil, que terá novidades este ano. Conta para a gente, o que vai mudar?

Presidenta: Olha, Luciano, a boa notícia, que interessa aos pais e às mães, é que até a segunda semana de março, numa parceria com as prefeituras, nós vamos levar médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde a 50 mil escolas públicas, em mais de 2 mil municípios. Eles vão avaliar, Luciano, as condições de saúde de 11 milhões de estudantes, porque, muitas vezes, um problema de saúde, se não for identificado, pode atrapalhar o rendimento escolar. Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil – a obesidade. Reduzindo a obesidade infantil, Luciano, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes.

Luciano Seixas: Presidenta, além de reforçar o programa Saúde na Escola este ano, o governo também vai melhorar o calendário de vacinação, não é?

Presidenta: Vai, sim, Luciano. Nós vamos ter duas novidades no programa de vacinação infantil este ano, a partir de agosto: a vacina pentavalente e a nova vacina antipólio. A pentavalente é a soma de duas vacinas que já existiam: a chamada tetravalente e a hepatite B. Com uma só injeção, a vacina pentavalente vai proteger, agora, a criança contra cinco doenças: o tétano, a difteria, a coqueluche, a hepatite B e um tipo de meningite grave. A combinação das vacinas é boa para a criança, que vai precisar tomar uma injeção a menos, mas também é um avanço no processo de vacinação.

Luciano Seixas: Num país tão grande como o Brasil, garantir que todas as crianças recebam essas vacinas é um desafio!

Presidenta: É mesmo, Luciano. O Brasil tem, hoje, o maior programa público de imunização do mundo, com a aplicação gratuita de dez vacinas nas crianças, algumas em doses múltiplas.

Luciano Seixas: E como será a nova vacina contra a pólio?

Presidenta: A nova vacina contra a pólio, que muitos conhecem como paralisia infantil, será injetável. Ela será aplicada, no Brasil, a partir de agosto, nas duas primeiras doses. Ela é mais moderna e mais segura para os bebês, como eu disse, nas duas primeiras doses. Os bebês vão continuar tomando as demais doses via oral. Nós vamos também continuar fazendo a campanha com o Zé Gotinha, para manter a proteção de todas as crianças até cinco anos de idade. É bom lembrar, Luciano, que há 22 anos não registramos nenhum caso de paralisia infantil transmitido no país, mas a pólio ainda existe em 24 países. Como as pessoas viajam de um lugar para outro e podem trazer o vírus, precisamos manter nossas crianças protegidas.

Luciano Seixas: A construção de creches públicas faz parte dessa estratégia de atenção à criança, Presidenta?

Presidenta: Com certeza, Luciano! Criança é prioridade no meu governo. Nós vamos investir R$ 7,6 bilhões para abrir 6 mil escolas de educação infantil até 2014. As creches, Luciano, são muito importantes. Na creche, além de ter uma boa alimentação e oportunidade para conhecer outras crianças, a criança recebe estímulos por meio de jogos, de histórias, de brinquedos, de atividades pedagógicas e do carinho e da atenção. A creche é também muito importante para as mães, para que elas possam sair para trabalhar, tranquilas, sabendo que seus filhos estão recebendo atenção e cuidados.

Luciano Seixas: Essas ações na área da saúde e da educação mostram que a criança está mesmo no centro das preocupações do governo, não é?

Presidenta: Olha, Luciano, é, sim. Nas últimas reuniões que fiz com a minha equipe de governo, determinei que os ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social façam ações conjuntas, priorizando as crianças de zero a cinco anos. Na semana passada eu fui lá em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, na inauguração de uma creche para 250 crianças. Lá eu disse que mais do que uma estrutura moderna, de cimento e ferro, aquela era uma obra que construía o futuro. Sabe, Luciano, a essência do investimento na educação e na saúde infantil é assegurar igualdade de oportunidades no presente e, assim, construir um futuro melhor para o Brasil. Sou mãe e avó, Luciano, e conheço a preocupação de todas as avós e mães, que é garantir oportunidades para os seus filhos e netos. Como presidenta, eu quero também garantir que todas as crianças brasileiras tenham direito à educação de qualidade, alimentação adequada, acompanhamento de saúde e estímulos ao seu desenvolvimento, e, Luciano, proteção, carinho. Assim, elas terão oportunidade de construir o seu futuro em igualdade de condições no presente, ajudando também a fazer um país melhor.

Luciano Seixas: Presidenta, a conversa está boa, mas nosso tempo chegou ao fim. Obrigado por sua participação aqui no “Café”.

Presidenta: Muito obrigada e até a próxima semana.

Luciano Seixas: Você que nos ouve pode acessar este programa na internet, o endereço é www.cafe.ebc.com.br .

Notícias relacionadas