Câmara de Itapeva entrega honraria para o Tenente Coronel PM Divaldo

A Câmara Municipal de Itapeva promoveu Sessão Solene na noite de quinta-feira, 25, ocasião em que procedeu a entrega da Comenda “Antonio Furquim Pedroso da Ordem e do Mérito de Itapeva”, ao Tenente Coronel PM Divaldo Aires de Camargo. Autoridades, familiares e amigos do homenageado prestigiaram a sessão, que contou também

 com a presença de um grupo de crianças e adolescentes da Vila Santa Maria, que participam dos projetos sociais que são feitos pela Polícia Militar, através do Comandante Divaldo e de sua equipe de trabalho.

Compuseram a Mesa dos trabalhos o presidente da Câmara Paulo de la Rua Tarancón, os secretários Junior Guari e Oziel Pires, o autor da honraria vereador Sidnei José Santos Gonçalves – Ney, o Secretário de Governo e Negócios Jurídicos, Dr. Antonio Rossi Júnior, na ocasião representando o prefeito Luiz Cavani; o homenageado Tenente Coronel Divaldo e sua esposa  Ivete da Conceição Cardoso de Camargo. A sessão foi abrilhantada pelos músicos Divaldo Júnior e Alberto. A Secretária Municipal de Educação Selma do Carmo Buhrer Cravo entregou um vaso de flor para a senhora Ivete e o vereador Paulo Tarzã presenteou o homenageado com um livro.

Ao iniciar a solenidade Paulo de la Rua afirmou  “é com imenso orgulho que nos reunimos hoje aqui para a entrega da Comenda Antonio Furquim Pedroso da Ordem e do Mérito de Itapeva, a um policial militar que galgou todos os degraus da sua corporação, chegando ao topo com todo merecimento pelos trabalhos realizados.

Não foi por acaso que escolhemos essa data em que se comemora o Dia do Soldado, para a entrega desta homenagem, pois o Tenente Coronel Divaldo é um exemplo de bravura, coragem, desempenho, liderança e amor à pátria e dedicação à comunidade.

Queremos, portanto, parabenizá-lo e registrar que pessoas como ele são imprescindíveis e necessárias, pois têm como objetivo o bem comum e a satisfação de um trabalho bem feito, por isso merecem ser homenageadas”

HOMENAGEM – Durante a sessão foi apresentado um vídeo com diversas  fotografias dos programas sociais desenvolvidos pela Polícia Militar em Itapeva, tendo à frente o Tenente Coronel Divaldo. As imagens eram referentes a defesa social, meio ambiente, formaturas cívicas, apoio ao esporte, faça esporte na PM, integração, ação cívico social e eventos. Os projetos têm a participação das crianças da Vila Santa Maria e as atividades são realizadas nas unidades escolares do bairro. Os alunos prestigiaram a sessão solene para homenagear o novo Comendador de Itapeva.

ATUAÇÃO – O Vereador Ney, autor da honraria, prestou homenagem ao Tenente Coronel Divaldo, falando sobre sua trajetória profissional, e os trabalhos sociais desenvolvidos em Itapeva. Parabenizou-o pela Comenda desejando que Deus continue iluminando sua vida, dando saúde, para continuar realizando essas ações que beneficiam muitas pessoas.

No dia 24 de maio do ano passado, o Policial Militar Divaldo Aires de Camargo após os 30 anos de serviços prestados a comunidade paulista, galgou por merecimento o posto de Tenente Coronel, posto de oficial superior, atingindo assim o ápice da pirâmide da hierarquia da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Tenente Coronel Divaldo atualmente comanda o 54º Batalhão da Polícia Militar com sede em Itapeva, que abrange 18 municípios: Itararé, Riversul, Ribeirão Branco, Itaberá, Buri, Taquarivaí, Nova Campina, Bom Sucesso de Itararé, Capão Bonito, Apiaí, Iporanga, Ribeira, Guapiara, Itaóca, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista e Ribeirão Grande. 

Oficial extremamente dedicado, de um profissionalismo ímpar, soube de maneira discreta manter o grupo sempre motivado nas missões para as quais foram designados, mesmo sacrificando suas horas de folga, sempre à frente na resolução dos problemas surgidos.

No projeto Social Santa Maria seu objetivo principal era incluir aquela comunidade no contexto social, pois embora o índice criminal local não se destacasse na estatística geral do município, muitos jovens estavam envolvidos em crimes como furtos e no tráfico de entorpecentes.

A ação se baseou em duas frentes: uma combater os delitos, especialmente tráfico de drogas e com isso planejar mais eficiência no policiamento preventivo-repressivo como rondas, pontos de estacionamentos e operações específicas e outra, inserir atividades aproveitando e desenvolvendo a capacidade dos jovens que poderiam ser arrastados pelas atividades criminosas.

A  segunda ação  – que era interagir com a juventude e comunidade em geral – se baseou em planejar e executar atividades nas áreas: Social/Ação e Cívico/Social,  investindo em visitas dos grupos de jovens a locais educativos e reuniões com a comunidade a fim de comemorar eventos.

Na parte Educacional realização de aulas complementares em tempos vagos ministrados por policiais militares e convidados, com assuntos de defesa civil, preservação ambiental, educação no trânsito, resistência ao uso de drogas, saúde, higiene e educação moral e cívica, e por último, eventos cívicos comemorativos;

Sempre houve também uma preocupação com a profissionalização desses jovens, promovendo cursos de computação, artesanato, dança e música, padaria comunitária e viveiro de mudas.

Na parte Esportiva, destaque para as modalidades esportivas com a finalidade de ocupar o tempo e recursos, com a contribuição de equipe de voluntários.

Em 2008 a Policia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Turismo promoveu o projeto “Faça Esporte na PM”, que foi aprovado e incluído, transformando-se no Núcleo 09 composto por sete grupos: Atletismo com 40 alunos, Futebol de Salão com 2 grupos de 35 alunos cada, Futebol de Campo com 2 grupos de 35 grupos cada e Voleibol com 2 grupos de 35 alunos cada, totalizando 250 alunos.

SENSIBILIDADE – Em seu pronunciamento o Secretário de Governo Antonio Rossi Júnior justificou a ausência do prefeito Luiz Cavani, que precisou se ausentar do município e não pode prestigiar a sessão. Salientou que o evento por si só fala do trabalho realizado pelo Tenente Coronel Divaldo e parabenizou a Câmara pela aprovação da honraria. Destacou que o homenageado é um homem sensível e que tem a visão de que se deve cuidar bem das crianças, evitando assim a criminalidade no futuro. O seu trabalho visa dar um mínimo de dignidade para essas crianças que participam dos diversos projetos sociais. Afirmou que esta é uma Comenda totalmente merecida e parabenizou pela honraria.

AGRADECIMENTO – Bastante emocionado o Tenente Coronel Divaldo agradeceu a Deus pela oportunidade de participar desse momento de alegria e agradeceu ao vereador Ney pela honraria e aos vereadores que aprovaram o projeto. Fez uma homenagem à sua esposa Ivete, afirmando ser uma pessoa especial em sua vida, citando os filhos, a netinha, familiares, amigos,  a Pastora Hilda e as crianças que participam de seus projetos sociais. Os amigos de farda, ativos e inativos, também não foram esquecidos e afirmou que fazem parte do seu trabalho, e com eles dividia a honraria.

Lembrou de quando veio para Itapeva e traçou uma trajetória de sua vida na Polícia Militar. Fez questão de frisar de que tudo o que aprendeu e o que é hoje deve aos ensinamentos de seus pais, professores e de seus superiores em suas atividades. (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva).
 
 

 

Notícias relacionadas