Câmara de Itapeva promove Sessão Solene em homenagem às mulheres

Como já acontece há vários anos, a Câmara Municipal de Itapeva promoverá Sessão Solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher,  que transcorre em 08 de março.  O evento está marcado para o dia 14 – segunda-feira, às 20h30, no Plenário Ricardo Campolim de Almeida Neto, localizado à Avenida Vaticano, 903, Jardim Europa.

 

Por ocasião da Sessão Solene o Legislativo Itapevense, através de seus vereadores, prestará homenagem a diversas mulheres que se destacam em suas atividades. Além disso haverá também apresentações musicais.Todos estão convidados a  prestigiar o evento.

A DATA – A proposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, que provocou pelos menos  146 mortes a maioria de  trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas.

Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.  (Assessoria de Imprensa da CMI).

 

Notícias relacionadas