Câmara de Itapeva-SP homenageia Daisaku Ikeda

DSC_0128Com o plenário lotado a sessão foi emocionante e animada. O Senhor Naoto Oshikawa representou o homenageado e leu uma carta de agradecimento. A honraria foi subscrita por todos os vereadores. O filósofo e educador Daisaku Ikeda, presidente da organização Soka Gakkai Internacional , entidade que busca promover a paz, através de atividades culturais e educacionais,  foi

homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão Itapevense. A entrega da honraria aconteceu em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 02, ocasião em que estiveram presentes diversas autoridades, integrantes da organização e um grande público. A placa foi entregue ao 1º Vice Presidente da BSGI – Brasil Soka Gakkai Internacional,  Naoto Oshikawa, que representou o homenageado.

No início da sessão foi exibido um vídeo que contou um  pouco da história da entidade e do homenageado, com suas atividades pelo mundo e especialmente o que a BSGI tem realizado no Brasil, abordando o trabalho no Amazonas e também em São Paulo.

Na oportunidade o Presidente da Câmara Paulo de la Rua afirmou que a Câmara está reunida para homenagear uma pessoa que tem como meta de vida a promoção da paz, da cultura e da educação. Com o objetivo de manter o diálogo entre acadêmicos e ativistas de valores comuns, Daisaku Ikeda profere palestras em diversas instituições de ensino ao redor do mundo, entre elas a Academia Brasileira de Letras.

Cultura para ele é a expressão viva dessa capacidade singularmente humana. Ele considera a educação como um veículo para o aprimoramento do potencial do indivíduo. Educação e cultura são, nesse sentido, principais ingredientes para a concretização da paz.

Ele percorre o mundo, aplicando ativamente os princípios da filosofia budista aos problemas da humanidade e empenhando-se vigorosamente para criar uma nova era no século XXI – uma era de esperança, de compreensão, de respeito mútuo, de paz e prosperidade, embasadas no verdadeiro humanismo.

PIONEIRA – Em nome do Legislativo a vereadora Áurea Aparecida Rosa entregou um vaso de flor à senhora Sakiko Sakuramoto, que é uma das pioneiras do BSGI em Itapeva.

ENSINAMENTO – O Comendador Waine Gemignani usou da palavra para prestar homenagem a Daisaku Ikeda e falou sobre o trabalho realizado, a seita filosófica que é o Budismo, que tem 500 milhões de seguidores no mundo. Depois de fazer uma explanação sobre o tema, ele agradeceu a Câmara pela homenagem a Daisaku Ikeda, afirmando que Itapeva o recebe de braços abertos.

HUMANISMO – O senhor Naoto que recebeu o Título das mãos do prefeito Cavani, de quem foi colega de faculdade, falou essa é uma data especial para os associados do BSGI, pois o Mestre está sendo homenageado com um significativo título. Falou sobre a atuação da Entidade que visa promover o humanismo, cultivar nos corações das pessoas o desejo de ajudar, construir unidos um mundo mais humano e mais justo.

Na sequência ele procedeu à leitura de uma carta de agradecimento do Sr. Daisaku Ikeda, que não pode estar presente, mas que se sentia bastante honrado com a homenagem. Compartilhou a honra com os amados amigos de Itapeva, e frisou que a Educação é a base da fortaleza da humanidade e que estava imensamente agradecido de ser o mais novo integrante dessa cidade.

VALORIZAÇÃO – Em seu pronunciamento o prefeito Luiz Cavani falou que conviveu durante oito anos com o Senhor Naoto e que foram colegas de faculdade.  Ressaltou sua alegria em recebê-lo em Itapeva e entregar a honraria destinada ao Mestre Daisaku Ikeda.

Frisou que é um orgulho para Itapeva poder homenagear com a mais alta honraria do município uma figura ilustre, que tem uma filosofia, um modo de vida que procura valorizar o ser humano, levando uma cultura de paz e valorização da vida. Um cidadão que com seus 84 anos mostra que se você é feliz, faz também os outros felizes. Ele deixa um legado às futuras gerações de desenvolvimento do ser humano. Ao encerrar sua fala Cavani assegurou que esse é um momento de grande emoção em sua vida.

MÚSICA – A sessão solene foi encerrada com um número musical apresentado pelo Sr. Hideo Matumoto, que na ocasião representava a Associação Cultural e Esportiva de Itapeva – Kaikan.

DSC_0093DSC_0110DSC_0120DSC_0122DSC_0128Prefeito Cavani entrega honraria ao Sr. NaotoVereadora Áurea entrega flores para a senhora Sakiko Waine e NaotoWaine Gemignani na tribuna

Notícias relacionadas