Câmara entrega Diploma “Edison Oliveira Martho” aos itapevenses que se destacaram fora do município

A honraria foi criada há quatro anos, por iniciativa do vereador Paulo Roberto Tarzã dos Santos, e na primeira semana do mês de julho a Câmara presta homenagens a pessoas que residiram em Itapeva e que estão se destacando  profissionalmente em outras localidades.
Na noite de sexta-feira, 02, O Legislativo Itapevense realizou Sessão Solene para  entrega do Diploma de Honra ao Mérito Prof. Edison Oliveira Martho, que tem como objetivo prestar homenagens a pessoas de Itapeva que se destacaram profissionalmente em outras localidades. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal que estava completamente lotado de familiares, amigos e convidados dos homenageados.

Homenageados, vereadores e demais autoridades

Ao abrir os trabalhos o Presidente da Câmara Paulo de la Rua Tarancón destacou que "o objetivo  principal de estarmos hoje aqui reunidos é destacar a brilhante atuação de itapevenses que, um dia, decidiram que era hora de partir, de alçar voos maiores e mais demorados, longe de sua terra natal.

Pessoas que foram, mas que deixaram aqui familiares, amigos, lembranças, saudades. A entrega do Diploma de Honra ao Mérito "Professor Edison Oliveira Martho" é mais que uma solenidade: é, na verdade, um encontro de bons amigos.

Por isso é que essa noite é tão especial para nós: estamos homenageando nossos amigos, nossos irmãos, nossos filhos, pessoas queridas que ousaram sonhar, que tiveram coragem de enfrentar o desconhecido, o novo. Estamos falando de itapevenses que brilham, que se destacam, que são ilustres. Parabéns a todos vocês!"

Abrilhantaram a Sessão .a Banda Mikarregue formada pelos meninos Paulinho (vocal e violão), Alex (violão), Gabriel (carrom), Neto (percussão), Miúdo (meia lua), Fernando (violão), Mateus (baixo) e o Grupo de Choro Nós nos dedos, formado pelos músicos Baia, Alex Oliveira, João, Danilo e Daniel Capa.

Na oportunidade o usou da palavra o vereador Paulo Roberto Tarzã dos Santos, idealizador da honraria  salientando que a  idéia desta homenagem surgiu de uma conversa entre ele e Hoséia Salles. "Nós passamos quase uma tarde inteira imaginando uma maneira de homenagear itapevenses, ou pessoas que moraram aqui e que hoje são destaques em atividades científicas, artísticas, culturais, esportivas ou filantrópicas em outras cidades e até em outros países.

Foi assim que ficou instituído no município o Diploma de Honra ao Mérito Prof. Edison Oliveira Martho. Muitos de vocês podem estar perguntando: por que Edison de Oliveira Martho? Não encontramos nome melhor para revestir esta honraria com a importância que ela tem, pois Dr. Edison foi um exemplo de ser humano raro, reunindo várias qualidades numa só pessoa, como sabedoria, perseverança, humildade, inteligência, fé, bondade.

Nós que tivemos o privilégio de conviver com ele aqui na Câmara, enquanto vereador somos testemunhas de sua maneira de agir, de atuar, de opinar e principalmente de calar. Era muito comum ele repetir o provérbio: falar é prata, calar é ouro.

Entre os muitos ensinamentos que ele nos deixou, talvez o maior deles, foi que não devemos desistir dos nossos planos, dos nossos sonhos. Que devemos ser fiéis a nós mesmos, aos nossos princípios, aos nossos valores.

E vocês que estão recebendo esta homenagem hoje sabem o quanto isso é importante para desenharmos nossas vidas e transformá-las numa grande obra de arte. Assim vocês fizeram, assim estão fazendo e é por isso que foram chamados a participar hoje desta festa. Meus parabéns a todos vocês!"

Também usou da palavra o prefeito Luiz Cavani saudando os homenageados, destacando a atuação de cada um e os valores morais, éticos que receberam tanto de seus familiares, como também dos professores nas escolas que estudaram aqui em Itapeva.  Afirmou que é emocioante ver pessoas que lembram, falam e se orgulham de Itapeva. Eles têm em comum a fé, perseverança, luta e não perdem sua raiz. "Isso coloca sobre nós dirigentes, mas responsabilidade para trabalhar cada vez mais por Itapeva".

ENTREGA DAS HONRARIAS  – Na sessão foram homenageadas treze  pessoas sendo essas: Comandante e Instrutor de Vôo André Tortelli, que recebeu a honraria das mãos do vereador Marmo Fogaça; homenageado pelo vereador Wilson Roberto Margarido o Engenheiro Mecânico Eder Antonio Pereira, não pode comparecer por estar a trabalho na Alemanha e foi representado por sua irmã Edvana, que leu uma carta onde destacou a importância em sua vida da honraria  e agradeceu a todos;  Comissária de Vôo Emmanuelle Valle Silva Benedetti, recebeu a placa do vereador Eliel Ferreira Leite; Educador Fernando Ferrari Duch, homenageado pelo vereador Paulo Roberto Tarzã dos Santos:  Diretor de Cartório Francisco José Rossi, honraria entregue pelo vereador Paulo de la Rua.

Fotógrafo Hoséia Salles, homenageado pelo vereador Tarzã; Engenheiro Eletrônico  José Benedito de Almeida, que recebeu a homenagem do  vereador Paulo de la Rua;  Artista Plástico José Maria Santos Ferreira, honraria entregue pela vereadora Áurea Aparecida Rosa; Dupla Sertaneja Júnior e Marcos, homenageada pelo vereador Ney Gonçalves; Comissária Chefe de Equipe de Vôo Nacional Luciana Rodrigues Gomes,  honraria entregue  pelo vereador Júnior Guari; Modelo Nataniele Ribeiro, recebeu a placa  do vereador Oziel Pires e o Artista Plástico Zeco Rodrigues, homenageado pelo vereador  Roberto Comeron.

 Todos os homenageados, ao agradecerem a honraria foram unânimes em destacar a importância e ao mesmo tempo agradecer a família pelo incentivo, apoio, a quem devem o sucesso em suas respectivas carreiras. Também falaram das escolas que freqüentaram em Itapeva, dos professores que tiveram e das lições que aprenderam com os mesmos, que muito somou em suas vidas.

 ANDRÉ TORTELLI nascido em Itapeva em 26/05/1967, filho de Olga Furquim Camargo Tortelli e Nelson Tortelli. Atualmente é  Comandante e Instrutor das aeronaves Airbus A-319, A320 e 321. Fez cursos pela TAM em Paris na Fly Safety, em Dalas, USA na American Airline e Mineapolis na North West, além dos diversos cursos feitos pela Academia de ensino TAM e pela CAE em Guarulhos, acumulando um total aproximando de 10.000 horas de vôo. Reside com sua família em São José dos Campos/SP, é casado há 12 anos com a Administradora Barbara Aline Jorge Tortelli e é pai de Vânia Maria Tortelli e das gêmeas Carolina e Isabela Tortelli.

EDER PEREIRA, filho de Isalino e de Shirley, fez o primário e o ginásio na Escola Nicota Soares e o segundo grau na ETE Dr. Demétrio Azevedo Júnior, onde se formou técnico em metalurgia. Casado com Ana Silvia, tem os filhos Ian e Iuri.

Contratado pela Nestlé, a partir de 1996, foi morar em Itabuna, na região cacaueira, mudando da empresa química para a de alimentos.. Iniciou como Inspetor de Equipamentos, porém assumiu outras funções na área de Utilidades e manutenção de fábrica, ocasião em que teve de aprender a conciliar teoria e prática no âmbito de Mecânica Industrial, Termodinâmica e Fluidodinâmica. Em 2003 foi convidado para efetivar um projeto de expansão da fábrica, o que durou três anos e meio. Nessa época adquiriu grande experiência, pois teve de fazer contato com fornecedores (nacionais e estrangeiros), eficiência logística, seguimento de cronogramas, possibilitando ainda passar algumas temporadas na Ásia, especificamente na Malásia e Tailândia e em Hamburgo, na Alemanha. Eder tem como meta profissional a criação de uma empresa própria para atuação na área de inspeção de caldeiras e vasos-de-pressão e consultoria na área de engenharia industrial, se possível, com base em Itapeva.

EMMANUELLE VALLE SILVA BENEDETTI, tem 26 anos, natural de Itapeva, é Comissária de Vôo da TAM Linhas Aéreas na cidade de São Paulo. Concluiu o Ensino Médio na Escola Objetivo, fez Faculdade Sudoeste Paulista no município de Avaré.

Fez Secretariado Executivo Trilingüe, ministrou aula de Inglês na cidade de Fartura, Avaré e Itapeva. No ano de 2001 na cidade de Washington/ USA fez curso de Shift-Supervisora, Kentucky Fried Chicken.  Participou de vários cursos no ramo de Administração e Marketing.

Fez o Curso de Comissária de Vôo, Pro Flight Escola de Aviação Civil, treinamento em Combate a Incêndio, Sobrevivência na Selva e no Mar, treinamento diferenciado em Primeiros Socorros e Resgate de acordo com o protocolo do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo,  visita didática à aeronave Fokker 100 – Aeroporto Internacional de Viracopos, treinamento diferenciado em Serviço de Bordo, maquiagem, etiqueta e postura todos na  cidade de Campinas- SP. Fala Inglês fluentemente e tem o básico de Espanhol.

FERNANDO FERRARI DUCH, filho de Francisco Duch Villar, dono do Armazém de Secos e Molhados Finos e da professora Célia Vasquez Ferrari Duch. Fez  o curso primário no Grupo Escolar Coronel Acácio Piedade, o Ginásio e o curso Normal para formação de professores no Instituto de Educação Otávio Ferrari. Foi professor da Escola de Aplicação e essa experiência foi marcante para sua profissão. Casado com Maria Zenóbia de Oliveira Duch, assistente social com grande atuação na área social, que recebeu esta honraria em julho de 2008, é pai de Fernanda Célia, Felipe José e Renata Cristina.

Seus principais títulos acadêmicos são: Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação; Especialista em Psicologia da Educação e Psicanálise Aplicada. Graduado em Pedagogia, habilitou-se em Administração Escolar, Supervisão Escolar, Supervisão de Ensino nas Empresas e Magistério das Matérias Pedagógicas, em Estudos Sociais. Atualmente é diretor do Centro de Extensão da Universidade São Judas Tadeu e consultor educacional da empresa Auxiliares Desenvolvimento Educacional e RH Ltda Tem grande experiência na Educação Superior, atuando principalmente nos temas extensão universitária, interdisciplinaridade, sociosemiótica, legislação educacional e políticas públicas. Participa voluntariamente de diversos projetos de cunho social e recebeu do Grande Oriente do Brasil o título maçônico de benemérito.

FRANCISCO JOSÉ ROSSI,  51 anos, nascido em Itapeva – SP, casado, residente em Piracicaba – SP, é Funcionário Público Estadual onde exerce o Cargo de Diretor de Divisão( Poder Judiciário), Cartório do 1º Ofício Civel – Piracicaba – SP.  É casado com a Srª Rossane Sodré Rossi, professora da administração municipal de Piracicaba, tem dois filhos: Lucas Sodré Rossi e Marcela Sodré Rossi.

Em 1997 foi nomeado para o Cargo de Diretor de Divisão do Cartório do 1º Ofício Cível de Justiça, onde exerce o referido cargo até a presente data. No período de 1994 a 1999 exerceu as funções de Conciliador no Juizado Especial Cível da cidade e Comarca de Piracicaba, ou seja, antigo Juizado Especial  de Pequenas Causas.Desde 2008, exerce essa função, presidindo audiências de conciliação da 1ª Vara Cível, bem como junto às Varas de Família, tentando a conciliação entre casais.

HOSÉIA  SALLES, nasceu em Itapeva, aos 28 de fevereiro de 1959, casado com Eliana Rodrigues Marques Salles, pai de Juliana Marques Salles,  formada em Direito pela UNOESTE – PR; Fernando Marques Salles, formada em Veterinária pela Universidade Federal do Paraná e está concluindo Mestrado (animais ruminantes pela Unioeste de Cascavel/Pr.;  Mariana Marques Salles. Hoséia é  formado em Administração  de Empresa pela Fundação Karning Bazarian em Itapetininga e fez pós graduação em Marketing pela Universidade São Judas Tadeu, em são Paulo.

Trabalhou na  CESP no período de 1978 a 1995, deixando a empresa para se dedicar à fotografia, que já pratica desde 1980. Em 2004 formou a Crédito Fácil, localizada na Av. Paulina de Morais, com filial em Itaberá, realizando créditos consignados a aposentados e pensionistas do INSS. Hoséia foi o autor da idéia para criar o Diploma de Honra ao Mérito Prof. Edison de Oliveira Martho, aos nossos itapevenses ilustres, profissionais que se destacam fora do município de Itapeva.

JOSÉ BENEDITO DE ALMEIDA, filho de Benedito Fogaça de Almeida (Dito Caipira) e Maria Luzia Gonçalves de Almeida (dona Marzi), é irmão da Célia, do Báia, da Ana, do Luiz e da Rita e pai do Lucas.  Engenheiro Eletrônico,  Diretor e Consultor da UNICORP Informática Industrial, atua como Coordenador de Projeto, Responsável Técnico e Analista de Sistemas. Esta empresa investe no setor social contribuindo com o Centro Espírita Nosso Lar – Casa André Luiz.

Em 1977 Zé Dito formou-se Técnico em Metalurgia na ETEC. Dr. Demétrio Azevedo Jr. e começou a trabalhar na Eletrometal Aços Finos, na região de Campinas.

Em 1980 iniciou o curso de Engenharia Eletrônica na EFEI – Escola Federal de Engenharia de Itajubá, em Minas Gerais e, ainda aluno, foi professor dos cursos técnicos de Química e de Mecânica.

Em 1990 fundou a empresa Universal Sistemas de Tempo Real Ltda, especializada em projeto e implantação de sistemas de controle e supervisão de manufatura.

Em 1994 formou-se Mestre no Curso de Pós-graduação em Engenharia de sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e, em 2002, formou-se em Doutor no mesmo curso.

Projetou e desenvolveu um dos maiores sistemas de automação e gestão de laboratórios de ensaios físico-químicos do mundo, utilizado pela Sabesp para o controle da qualidade de água distribuída em 365 municípios do Estado, incluindo Itapeva, através da Regional de Itapetininga. Esse mesmo sistema será utilizado pela CORSAN – Companhia de Saneamento Básico do Rio Grande do Sul em breve.

Participou como palestrante no ENQUALAB-2010 – Congresso da Qualidade em Metrologia – no período de 25 a 27 de maio de 2010 em São Paulo, onde falou sobre FUNCIONALIDADES E REQUISITOS DOS SISTEMAS DE GESTÃO E AUTOMAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ENSAIOS.

JOSÉ MARIA SANTOS FERREIRA. Filho de José Carmelo e de Marineide, nasceu em 2 de abril de 1964, em Itapeva, onde estudou na Escola Coronel Acácio Piedade e no Instituto de Educação Otávio Ferrari. Formado em Cenografia e Figurino pelo Espaço Cenográfico em São Paulo, especializou-se em Arte e Educação na USP e cursou licenciatura plena em Artes Plásticas na Faculdade de Belas artes de São Paulo.Fez cursos de desenho, pintura, escultura, ilustração aplicada ao desenho industrial, estilista e grafite, com grandes nomes das artes além de teatro, na Escola Macunaíma, em São Paulo. Cursou Piano Clássico no Conservatório Carlos Gomes, em Tatuí, até o 7º ano.

Também faz parte de seu currículo a dança clássica, contemporânea, jazz, moderno, flamenco, neo-clássico e afro jazz no Studio 474 e Oficina de Dança Denize Claro, em Itapeva, dando continuidade a esses cursos em academias de Jundiaí, onde reside atualmente.

José Maria participa de exposições desde o ano de 2000, tanto na capital, quanto no interior,  em coletivas e individuais. Recebeu vários prêmios e menções honrosas nessas exposições sendo que várias de suas obras foram vendidas para Miami, New Orleans, Amsterdan, Terezina, São Paulo e cidades do interior paulista. Possui também duas obras no acervo permanente do Centro Cultural da cidade de Mogi Mirim. A partir de 2004 passou a trabalhar também com cenografia e figurinos para espetáculos de dança, música e peças de teatro. Professor de Escultura do Curso de Artes e Design em Jundiaí, de 2000 até 2006, é também professor de arte do Ensino Fundamental naquela cidade, desde o ano 2000.

JÚNIOR E MARCOS – A história da dupla  começou há 15 anos, em nossa cidade. Ciderol Nogueira Oliva Jr., nascido em 16 de janeiro de 1979 e Marcos Roberto Vieira Santos, nascido em 9 de junho de 1975,  se conheceram através da música.

Júnior cantava em bandas de baile desde os sete anos e Marcos treinava em casa os traquejos da segunda voz, também desde os sete anos.  Foi em uma campanha política, em 1994, que eles se encontraram. Improvisaram o clássico "Saudade da Minha Terra" e a empatia foi imediata. Atualmente a dupla é bastante conhecida no interior de São Paulo e em boa parte de Minas Gerais.

Estão lançando seu quinto CD, "Júnior & Marcos ao Vivo", gravado em junho do ano passado, com 15 faixas reunindo country pop, românticas, baladas, sambanejo, batidão e pop romântico. O público que acompanhou as gravações do CD dá um calor todo especial ao trabalho.

LUCIANA RODRIGUES GOMES – Nascida em Itapeva, no dia 04 de setembro, é filha de Theodorico da Silveira Gomes (Pitico) e Terezinha  de Moura Rodrigues Gomes. Tem uma filha  de nome  Fabiana. Formada em Educação Física na Universidade de São Paulo. Fez cursos de Comissária de Bordo, Auxiliar de Primeira Classe Supervisora de Cabine,  Service Plus Excelence em Atendimento, Formação de Sommelier, Marketing Pessoal, Código de Conduta e Ética, Percepções Culturais, Desenvolvimento Gerencial e segurança em vôo.

Iniciou usas atividades no setor como auxiliar de ponte aérea, chefe de equipe de vôos nacionais, supervisora de cabine, auxiliar de primeira classe, supervisora de cabine de vôos intercontinentais, todos na Varig e atualmente é comissária chefe de equipe de vôos nacionais na TAM. Fala quatro idiomas: inglês, italiano, espanhol e português.

NATANIELE RIBEIRO, modelo, 19 anos, filha de João Guimarães Ribeiro e Lenice Cordeiro Camargo Ribeiro, nasceu no dia 2 de junho e, aos 15 anos saiu da Vila Nossa Senhora de Fátima, em Itapeva, diretamente para Paris. De lá foi para Nova Iorque onde morou por três meses, foi para o Japão, Nova Zelândia  e hoje está entre as grandes profissionais da área.

Nunca pensou em ser modelo, queria ser veterinária e sempre gostou de jogar futebol. Gosta de macarronada e seu sonho é conhecer o Egito.

Nataniele se inspira na modelo Kate Moss, sua favorita, e já foi comparada à beleza de Adriana Lima. Recentemente fez a campanha de jóias de Jenifer Lopez e já fotografou no Havaí, em Los Angeles e na Grécia. Seu plano para 2010 é trabalhar no exterior.

JOSÉ AUGUSTO LIMA RODRIGUES, mais conhecido como Zeco, filho de Francisco Quirino de Lima Rodrigues – Dr. Quirino e Elza Vilhena de Lima Rodrigues. Mudou-se com sua família para São José dos Campos e, em 1982 fez o curso de Desenho Artístico e Publicitário na Escola Panamericana de Arte. Em 1986, estudou Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro e em 1990, especializou-se em Direção de Arte na Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Madalena Ferreira, da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva)

Notícias relacionadas