Campanha de orientação e prevenção a furtos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo – Taquarituba e Região

 

A 3ª Companhia de Policia Militar do 53º Batalhão de Policia Militar do Interior, sediada em Taquarituba/SP, identificou a necessidade de orientação da população quanto a furtos em residências e motocicletas, portanto, segue abaixo alguns cuidados importantes:

Cautelas com sua casa:

Comece a prevenção a crimes certificando-se de que sua residência estará protegida enquanto você estiver fora. O segredo é fazer com que sua casa aparente estar habitada.
Tenha certeza de que todas as portas e janelas estão funcionando e fechadas. Reforce portas, portões e janelas com trincos, trancas e cadeados internos. Nas áreas externas, não deixe ferramentas e escadas, elas podem ser usadas para arrombamento. Examine os pontos vulneráveis de sua casa.
Se possível, instale dispositivos de segurança, como alarmes, sensores de presença, reforço à tranca normal de janelas e portas, etc. Uma boa opção de reforço para as janelas e colocar na parte interna um pedaço de madeira ou outro material que impeça sua abertura. Ative sistemas de segurança que você tenha instalado. Suspenda correspondências e jornais dos qual você tenha assinatura ou peça para que alguém de sua confiança recolha-os diariamente.

Dificulte o acesso ao interior de sua residência, trancando as portas de todos os cômodos e recolhendo as chaves. Evite deixar sua casa toda apagada ou também manter luzes acesas diuturnamente. Procure instalar lâmpadas com fotocélula. Televisores e rádios podem ser programados para ligarem e desligarem em alguns horários. Peça para que um vizinho estacione em sua garagem, especialmente à noite. Não deixe chaves reservas escondidas embaixo de tapetes, dentro de vasos, sobre batentes de portas, etc.

Não informe seus planos de viagem a pessoas que você acabou de conhecer ou próximo a pessoas estranhas. Telefone para alguém de sua confiança de vez em quando, para saber se está tudo bem. Nas ausências prolongadas, peca a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com carro na garagem, etc.).

Não deixe joias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja em cofre. Utilize cofre de bancos. No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono. Só deixe a chave com pessoas de absoluta confiança. Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso pode denunciar sua saída. Desligue a campainha. Assim, você deixa em dúvida quem usá-la apenas para verificar se você está em casa.

Se você deixar um cachorro para cuidar do local, é recomendável que ele seja treinado para não comer alimentos jogados no chão. Ao chegar procure identificar a presença de pessoas estranhas, antes de desembarcar de seu veículo ou entrar em sua casa. Caso existam sinais de arrombamento não entre em casa. Cuidado no momento de descarregar seu veículo. Evite permanecer com portas abertas, especialmente no interior de sua casa. Se você vai ficar no fundo da residência tranque as portas da frente;

Cautelas com motocicletas:

Cuidado com a aproximação de outras motos, principalmente com dois ocupantes. Evite andar sozinho. Evite passar por locais isolados e mal iluminados. Quando estacionar a motocicleta, use as trancas, deixe o capacete preso à moto e afaste-se. Instale alarmes e dispositivos antifurto (como sensores de corte de ignição e combustível acionado pela simples distância do condutor com a moto). Prefira sair em grupos. Faça revisões para não ficar na estrada. Tenha atenção com o nível de combustível. Tome um especial cuidado com cruzamentos e lombadas. Se você vir alguém mexendo em sua moto não se aproxime. Chame a polícia imediatamente. Se for vítima de roubo não reaja!! Faça movimentos lentos e desça da moto. Quando estacionar sua motocicleta por mais breve que seja a sua ação, sempre desligue-a e leve a chave consigo.

Compartilhar

Notícias relacionadas