Na manhã desta quinta-feira [16], no Salão Azul da Secretaria Municipal de Educação, o Fundo Social de Solidariedade apresentou o relatório final da Campanha do Agasalho 2011, que arrecadou 107.188 peças de roupa, cobertores e …
outros itens, beneficiando diretamente 1.706 famílias, e aproximadamente 6,8 mil pessoas em Botucatu.
A campanha deste ano, que teve o slogan “mais calor neste inverno” e contou como madrinha a atriz Karina Bacchi, teve início no dia 5 de abril. A população pôde contribuir depositando peças de roupas em mais de 70 caixas espalhadas nas principais agencias bancárias, supermercados, escolas e estabelecimentos comerciais do Município. A arrecadação porta-a-porta foi realizada no dia 30 de abril com a participação de centenas de voluntários e atiradores do Tiro de Guerra [TG] 02-048.
O planejamento da campanha fez com que todas as peças doadas fossem distribuídas durante o mês de maio, antes da Cidade registrar as primeiras baixas temperaturas do ano. O Fundo Social mapeou regiões e bairros mais carentes do Município aos quais foram fornecidos transporte às famílias, que retiraram as peças de frio na antiga sede dos Vicentinos (Rua João Thomaz de Almeida, nº 11, Vila Rodrigues).
Também foi feita entregas diretas de roupas aos moradores de Vitoriana, Rio Bonito, Alvorada da Barra, Porto Said, Rubião Júnior e Jardim Monte Mor, através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), projetos socioeducativos, associações de moradores e líderes de bairro.
No total arrecadado, destaque para as roupas femininas destinadas a pessoas adultas e crianças que somaram pouco mais de 53 mil peças. Também foram contabilizados calçados, roupas para bebê, cobertores, gorros, cachecóis, pijamas, colchões, entre outros itens [veja abaixo o relatório completo da campanha].
Como em anos anteriores, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rachel Ferronato Cury, ressaltou que o papel da campanha não é bater recordes de arrecadações, mas, sim, reduzir o número de famílias carentes que precisam de roupas e cobertores para enfrentar o inverno. “O importante é que atingimos 100% das pessoas que precisam de agasalhos. É nessa época do ano que percebemos o quanto a população é generosa, tanto na hora de doar quanto na parte dos voluntários, que dedicam seu tempo na separação e distribuição das roupas”, agradeceu.
Ao final do evento foram lembrados, com a entrega de certificados, todos aqueles que colaboraram com a Campanha deste ano, como empresas, meios de comunicação, entidades, secretarias da Prefeitura e voluntários. “Todos os funcionários da Polícia Civil participam colaborando uma quantia em dinheiro que é utilizada para a compra de peças infantis, uma das maiores carências que o Fundo Social nos apresentou. Neste ano conseguimos comprar pouco mais de 400 peças”, conta Simone Alves Firmino Sampaio, delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Botucatu.
Outra que fez questão de ajudar na Campanha do Agasalho é Sandra Basso Gomes. A dona de casa de 44 anos se dedica há pelo menos 12 nesta ação promovida pelo Fundo Social. “Sempre que posso, me dedico a ajudar o próximo que está precisando. E a cada ano é uma satisfação diferente”, garante.
RELATÓRIO – CAMPANHA DO AGASALHO 2011
ROUPA MASCULINA – ADULTO
TOTAL: 25.300
ROUPA FEMININA – ADULTO
TOTAL: 41.004
ROUPA INFANTIL – FEMININA – DE 01 A 10 ANOS
TOTAL: 12.045
ROUPA INFANTIL – MASCULINA DE 01 A 10 ANOS
TOTAL: 11.420
ROUPAS PARA BEBÊ
TOTAL: 3.460
SAPATOS
Masculino Adulto: 223
Feminino Adulto: 3.660
Criança: 190
TOTAL: 4.073
DIVERSOS (cobertor, gorro, cachecol, pijama, colchão, entre outros itens)
TOTAL: 4.822
ROUPAS SUJAS, MANCHADAS OU MUITO ANTIGAS
TOTAL: 3.840
(*) Doadas para Igreja Evangélica
ROUPAS/SAPATO – TOTALMENTE INSERVÍVEIS
TOTAL: 1.224
TOTAL ARRECADADO: 107.188
TOTAL DE FAMÍLIAS: 1.706
PESSOAS ATENDIDAS (NÚMERO APROXIMADO): 6.876