Cão policial ganha aposentadoria após oito anos de trabalho em Itapeva, SP

Charlie desenvolvia trabalhos nas escolas e em eventos sociais. Canil da GCM funciona desde 2008 e conta com a ajuda de seis animais – Eles não usam farda, mas auxiliam no patrulhamento preventivo, dão apoio nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão, principalmente nos casos de entorpecentes, e desenvolvem atividades sociais como palestras nas escolas da rede pública. July, Airon, Faruck, Amy, Ice e Maya são os seis cães que integram o canil da Guarda Civil Municipal de Itapeva (SP). O local, que funciona desde 2008, hoje conta com uma sala de ração, uma para tratamentos veterinários e espaço de cuidados caninos.

No dia sete de setembro, após oito anos de trabalho dedicado à sociedade itapevense, um dos membros do canil da GCM se aposentou. A data foi escolhida intencionalmente: o Dia da Independência. Charlie foi doado ao canil por um criador de Jundiaí (SP). Da raça Pastor Belga Groenendael, o cão tem oito anos de idade e é de porte médio. De acordo com o comandante da Guarda e agora o novo cuidador de Charlie, inspetor Fonseca, por ser um cão dócil seu adestramento foi feito para atuar na área social. “O Charlie desenvolvia trabalhos nas escolas públicas, APAE, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos eventos sociais como a Caravana da Saúde e Cãominhada. Sua especialidade era o agility”, explica Fonseca.

Para que não haja desfalque, um novo cão já está sendo preparado para assumir as funções de Charlie: sua própria filha. Amy possui as mesmas características do pai, é de porte médio, pastoreio, pelagem curta, dócil e com uma inteligência acima do normal.

Canil – O canil da Guarda Civil Municipal de Itapeva tem como principal função a aproximação da sociedade com a Corporação. O local tem atividades diárias e em seu início teve como primeiro encarregado o GCM Wernek, hoje afastado do canil devido à uma promoção para o cargo de inspetor. Atualmente, o efetivo do canil é composto pelos GCMs Mateus, Nilce e Macedo, além de uma viatura blazer adaptada para policiamento com cães. O espaço está disponível e aberto à população, desde que com agendamento prévio através do telefone (15) 3521-5501, 199 ou 153. (Divulgação GCM/Itapeva-SP

01 – Por ser um cão dócil, Charlie foi adestrado para atuar na área social
02 – Amy é filha de Charlie e já está sendo preparada para assumir as funções do pai

Notícias relacionadas