Cardiologia na região: Santa Casa de Itapeva passa a fazer Cateterismo e Angioplastia

A população de Itapeva e região ganhou um serviço de alta tecnologia com padrão internacional para o tratamento de doenças cardiovasculares – A nova equipe médica que atua no Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa são médicos cardiologistas intervencionistas com registro na Sociedade Brasileira de Hemodinâmica.

Doutor João Batista de Oliveira Neto e Dr. Philipe L. Ribeiro realizam semanalmente exames de cateterismo e angioplastia eletivos (agendados), utilizando materiais de última geração, como por exemplo, Stents farmacológicos. “O cateterismo visa diagnosticar se há algum tipo de “entupimento” nas coronárias (vaso que alimenta o coração). Com isso possibilita fornecer informações sobre a melhor forma de tratamento, como por exemplo, a angioplastia que seria o “desentupimento” das artérias com a colocação de uma endoprótese, o chamado stent”, diz.

Segundo Dr. Philipe que também presta atendimentos no AME e na Clínica Santa Saúde esse serviço é uma novidade para os pacientes de Itapeva e região que precisavam de tratamento cardiológico. “Os procedimentos de cateterismo e angioplastia são previamente agendados no Centro Cirúrgico da Santa Casa, atendemos aos principais convênios da região e aguardamos o credenciamento do SUS”, destaca.

Dr. Philipe explicou ainda que, quem mais sai ganhando com esse novo serviço ofertado pela Santa Casa são os pacientes que precisavam viajar horas para a simples realização de um exame. “A população de Itapeva e região ganhou um serviço de alta tecnologia com padrão internacional para o tratamento de doenças cardiovasculares. Hoje um paciente pode realizar um cateterismo pela manhã e estar em casa para o almoço”, comenta Dr. Philipe referindo-se à pacientes de Itapeva e cidades mais próximas.

Para o médico cardiologista, os planos futuros são promissores na área. “A diretoria da Santa Casa busca o credenciamento pleno com o SUS, possibilitando acesso ao que há de mais moderno em cardiologia para quem não pode pagar ou não tem convênio. Estruturar o serviço de cardiologia da Santa Casa possibilita o tratamento do infarto agudo do miocárdio por angioplastia primaria (realizada em caráter de emergencial), comprovadamente redutora de mortalidade e morbidade. Com isso, esperamos reduzir a mortalidade por infarto e suas consequências, e quem sabe fazer da Santa Casa referência em cardiologia clinica e intervencionista da região”, ressalta.

Por fim, o profissional destacou a estrutura do Hospital, o comprometimento da equipe e a qualidade da Unidade de Hemodinâmica da Santa Casa.  “Este é um projeto de longo prazo, mas que com certeza vai dar certo por todo investimento que a administração vem fazendo até agora”, comentou Dr. Philipe.

O superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho explicou que a Unidade de Hemodinâmica da Santa Casa tem pouco mais de um ano, e que já foram protocolados os pedidos de credenciamento junto aos órgãos competentes do Governo. “Queremos oferecer o melhor tratamento possível dentro da área cardiovascular, não só aos pacientes particulares e conveniados, mas inclusive aos pacientes do SUS”, afirma.

Unidade de Hemodinâmica: Esse serviço possibilita diagnosticar doenças cardiovasculares e também realizar o tratamento dessas doenças; Permite realizar exame de cateterismo cardíaco para investigar se o paciente tem presença de placas de gordura nas artérias do coração; Investiga também a presença de placas de gordura nas artérias do rim, que podem causar problemas renais; Nas artérias do pescoço e intracraniano, que podem causar AVC; Placas de gordura nas artérias da perna, que podem causar problemas vasculares periféricos.

Tecnologia: O equipamento de hemodinâmica Artis Zee Floor, da marca alemã Siemens, é de última geração. Foi adquirido com verba própria da Instituição, fruto de um grande esforço para aumentar a complexidade hospitalar e atender a grande demanda da região.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Itapeva

Notícias relacionadas