Carnaval: católicos participam do tradicional retiro no Bairro Mosteirinho

Veja galeria de imagens no final da matéria – Como acontece todos os anos desde a construção do Mosteiro Nossa Senhora da Santa Cruz (O.Cist.), há 76 anos – no período da festa pagã do Carnaval – alguns católicos vão para o retiro espiritual no Mosteiro São José (Mosteirinho na fazenda dos padres), no Km 05 da Vicinal Kazuyoshi Kurita.

Neste ano, cerca de 90 pessoas da Renovação Carismática de Itaporanga, liderados por Cristiano Antonio Rodrigues(coordenador paroquial da RCC)  participam do evento, que conta com o pregador Nilson Pereira, da ‘Comunidade Tom de Amor’, da cidade de São José dos Campos-SP.

O retiro não é só de orações. Ele é dividido em palestras, dinâmicas, orações, brincadeiras e missas todos os dias. No primeiro dia o celebrante foi o pároco de Itaporanga, padre João Batista, e neste domingo, foi o padre Tiago que atualmente é o celebrante da tradicional novena das quartas-feiras na Igreja Abacial São João Batista, que continua atraindo fiéis católicos do município de várias outras cidades da região, incluindo as do Estado do Paraná.

Os participantes entraram no sábado(1º) e vão até às 12h da terça-feira(04). Neste domingo, o padre Tiago,  esteve presente. Nesta segunda-feira, mas padres comparecerão para as confissões dos participantes.

Segundo Cristiano, o tema do Retiro é “Reunidos num Só Corpo pela Força da Cruz”, e o objetivo é a formação de novos servos para a igreja católica. Daí o fato de ser restrito, um pouco diferente dos “Rebanhões” que acontece no Brasil inteiro e é aberto a todos que queiram participar.

O coordenador Cristiano convida as pessoas de Itaporanga para conhecer mais  a RCC. As reuniões acontecem nos seguintes dias da semana e sempre às 20h nos seguintes locais:
quartas-feiras – Igreja do Bairro Santo Antonio
quintas-feiras – Igreja do Bom Jesus
Sextas-feiras – Igreja da Vila São Pedro
Sábado – Igreja Santa Cruz. 

A edificação do mosteirinho passou por algumas reformas e recebeu uma ampliação, com a construção de um amplo refeitório. Antes, o refeitório era estreito e limitado.

Sabe-se que o ‘Rebanhão’ da cidade vizinha Siqueira Campos(PR) está com cerca de 500 pessoas.

Clique aqui para ver mais fotos

Notícias relacionadas