Catadores de Itapeva realizam encontro no Parque Estadual Intervales

Catadores de materiais recicláveis de Itapeva, Ribeirão Grande e Taquarivai realizaram na sexta-feira, dia 17 de junho, um encontro no Parque Estadual Intervales. A Cooperativa de Itapeva (Coamari) organizou os trabalhadores e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Itapeva. 

A Coamari ainda teve a isenção da taxa de entrada no Parque. O objetivo do encontro foi, segundo a diretoria da Coamari, contribuir para a qualidade de vida dos catadores e catadoras da região.

O dia no Parque Estadual Intervales foi repleto de atividades para os catadores. Eles foram recebidos pelo gestor do Parque Intervales Paulo Camarero, que explanou e mostrou fotos do parque, dando uma verdadeira aula de meio ambiente a todos.

Após a apresentação de Camarero todos os presentes conheceram a parceira da COAMARI através da Prefeitura de Ribeirão Grande a Técnica em meio ambiente.  Cidinha, a representante da Prefeitura falou sobre sua presença no evento e a importância dos catadores neste processo de Preservação Ambiental.

Em seguida, apos uma dinâmica de “Quem somos e o que queremos ser”, todos ouviram as cooperadas que participaram do 2° Encontro Nacional das Catadoras, que ocorreu em Curitiba (PR). As catadoras passaram de forma sistemática as ações que ocorreram nesse encontro, os pontos fortes e os pontos fracos, alem de conclamar os catadores para a Luta pelo reconhecimento dos trabalhos e o Pagamento pelo serviço prestado nas cidades.

Os catadores ainda almoçaram e participaram de atividades como futebol, mergulho na piscina de pedra, além da trilha junto dos guias do Parque, conhecendo grandes pontos históricos, como a Capela de Santo Inácio e ainda o Castelo de Pedra
 

 

Notícias relacionadas