Chineses visitam Itapeva para conhecer a agricultura

2Chineses visitam Itapeva-SPO dia 16 de novembro foi marcado pela visita de dezenove chineses a Itapeva. A delegação esteve no Paço Municipal, onde foi recebida pelo prefeito Luiz Cavani e pelos secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Cassiano Tóffoli de Oliveira, e de Governo e Negócios Jurídicos, Antonio Rossi Júnior. Essa é a segunda vez que os estrangeiros vêem ao município

para conhecer as políticas públicas e principalmente a agricultura da região e seus métodos.

Chineses visitam Itapeva-SPDurante a reunião, o prefeito fez questão de mencionar os serviços prestados pela administração aos agricultores em Itapeva, como o Programa de Aquisição de Alimentos. “Temos em Itapeva o PAA, que garante a compra dos produtos de pequenos agricultores. Esses alimentos são adquiridos pela Prefeitura para a merenda escolar do município. Obrigatoriamente, 30% desses produtos é usado para esse fim”, conta Cavani.

1Chineses visitam Itapeva-SPO prefeito expôs ainda a estrutura voltada à zona rural de Itapeva. “Incluímos na grade curricular das escolas municipais a educação no campo, para que as crianças e os jovens da zona rural não percam a raiz e a cultura própria do agricultor”, argumenta.

O governo chinês está estudando novas políticas para melhorar a agricultura e aprender a trabalhar em pequenas extensões de terras. “A escala de proporções deles é bem diferente da nossa, enquanto falamos em cem mil habitantes, eles falam em setenta milhões. Esse é o número da Província de Anhui, de onde essa delegação veio”, diz Cavani. Além da agricultura, a política de terras, a remuneração dos servidores públicos, impostos arrecadados e reforma agrária também foram tema de discussão. Entre os visitantes estavam o vice governador da Província e secretários.

3Chineses visitam Itapeva-SPPara o secretário Cassiano, essa foi uma grande oportunidade. “Além de mostrar nossa agricultura, pudemos conhecer também um pouco da produção agrícola chinesa. Isso agrega conhecimento a todos”, diz. “Foi uma oportunidade de mostrar nosso trabalho, tendo Itapeva como representante do Brasil na China”, finaliza. (Tamara Freitas, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva)

Notícias relacionadas