Chineses voltam a conferir produção agrícola de Itapeva

Reunião com os chineses na Secretaria de AgriculturaProdução de soja chega a quase 40 mil hectares no municípioA delegação chinesa que esteve em Itapeva no início desse ano, visitando a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento estará de volta na próxima quarta-feira, dia 16 de novembro, às 10h.  A delegação esteve na cidade no dia 03 de março.

Na ocasião a cidade recebeu seis chineses. Dessa vez serão 19.  Eles vieram conhecer de perto as ações que resultam nos altos índices de produção e produtividade de grãos nos campos locais.

A região de Itapeva é a maior região agrícola do Estado de São Paulo. Segundo informações da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), só no município de Itapeva são produzidos 20 mil hectares de milho safra verão, numa produção total de quase 2,5 milhões de sacas. A média de produção é de 120 sacas por hectare. Já com relação à soja, hoje são cultivados 38 mil hectares com a leguminosa. São produzidas mais de 2,8 milhões de sacas, numa média de 60 sacas por hectare.

O município também se destaca na produção de feijão, trigo, tomate, laranja e batata. São cultivados 90 mil hectares com lavoura, além da produção de pinus e eucalipto, que juntos somam 40 mil hectares em área de reflorestamento. As áreas de pastagens somam 40 mil hectares, segundo a Cati.
Outro ponto de destaque para os chineses é o plantio, feito de forma direta em todas as propriedades agrícolas.
“Itapeva é considerada a capital do Plantio Direto. Praticamente 100% das propriedades utilizam o PD. Na região, são 160 mil hectares cultivados nesse sistema”, conta o engenheiro agrônomo da Cati, Vandir Daniel da Silva. Esse tipo de plantio traz benefícios para o ecossistema porque diminui o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas sobre o solo.

“Considerando a vasta experiência da Secretaria de Agricultura de Itapeva e seu indiscutível histórico de credibilidade, acreditamos que esta visita, além de colocar o grupo em contato com especialistas, constitui-se numa excelente oportunidade para aumentar as relações de cooperação e amizade entre os povos da China e do Brasil”, diz o secretário de Assuntos Internacionais da Associação, Paulo Henrique Miranda.

Durante a reunião realizada em março foram apresentados aos chineses os percentuais produtivos com base nos últimos anos, custos de produção e produtividade. “Aproveitamos para trocar experiências sobre os programas que são realizados na China, onde também há grande produção de grãos”, disse o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Cassiano Tóffoli de Oliveira.

Agricultura familiar – Desde 2005, a Secretaria de Agricultura de Itapeva também tem trabalhado com foco no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida dos agricultores familiares do município. Projetos de qualificação técnica, acesso ao crédito, melhorias na habitação rural, melhoria da qualidade da produção leiteira, ações cooperativistas e abastecimento rural são colocados em prática em todos os bairros do município.

Serviço:
Visita da Delegação Chinesa à Secretaria de Agricultura de Itapeva
Data: 16/11/2011
Horário: 10h
Local: Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Itapeva (Rua Major Eurico Monteiro, nº 143, Centro).
(Juliana Oliveira, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva)

Notícias relacionadas