Cientista itapevense recebe Prêmio Publicação do Ano 2009

A cientista itapevense Maria Elisa Martins Rostelato liderou equipe do IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, que desenvolveu trabalhos explicando a utilização de fontes radioativas para tratamento de câncer.

Requerimento proposto pelo vereador Paulo de la Rua apresentou voto de congratulações à cientista itapevense Maria Elisa Martins Rostelato pela conquista do Prêmio "Publicação do Anto 2009".

O plenário da Câmara aprovou requerimento do vereador Paulo de la Rua Tarancón (PDT) consignando  em Ata  Voto de Congratulações à cientista itapevense Maria Elisa Martins Rostelato pela conquista do Prêmio "Publicação do Ano 2009".

A Seção Latino Americana da American Nuclear Society – LAS/ANS, organização científica e educacional, de caráter internacional, que tem o propósito de promover a conscientização e o entendimento da aplicação da ciência/tecnologia nuclear –  concedeu aos autores do trabalho "Development and production of radioactive sources used for cancer treatment in Brazil", publicada na revista Nukleonika 2008, o Prêmio Publicação do Ano 2009.

Uma das autoras é a cientista itapevense Maria Elisa Martins Rostelato que esteve, junto com seus colegas, em Buenos Aires, no último dia 25, para receber o prêmio – um certificado reconhecendo a importância do trabalho.

Ela liderou a equipe do IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, que desenvolveu o trabalho, explicando a produção de fontes radioativas para tratamento de câncer.

Maria Elisa possui graduação em Física pela PUC de São Paulo, mestrado em Tecnologia Nuclear pela USP e doutorado em Tecnologia Nuclear pela USP.

Atualmente é tecnologista sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear, com experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em produção de Radioisótopos, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes para braquiterapia, sementes de iodo-125, fios de irídio-192, fontes para tratamento de câncer e fontes radioativas seladas.

 

Notícias relacionadas