Circuito Cultural Duke Energy visitou 47 cidades

Arca da Mata03Desde julho, a programação artística e educacional gratuita alcançou mais de 23 mil pessoas – Neste segundo semestre, o Circuito Cultural promovido pela Duke Energy na região da Bacia do Paranapanema visitou 47 cidades dos estados de São Paulo e Paraná. Com atrações culturais públicas e gratuitas, a iniciativa alcançou 23.662 expectadores, …

com apresentações do espetáculo teatral “Arca da Mata” e do projeto Estradafora, de cinema e teatro, ambos conduzidos pela ONG Teatro de Tábuas.
 
Através do Circuito Cultural, a Duke Energy – que opera oito usinas hidrelétricas no Rio Paranapanema – tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento da cultura  nas comunidades próximas desses empreendimentos. Por isso, neste semestre o projeto abriu, ainda, a possibilidade dos municípios participarem do Sarau Cultural, com os artistas locais mostrando seus trabalhos dentro da programação do evento.


 
O espetáculo “Arca da Mata” circulou em 29 municípios, totalizando 11.340 espectadores. Apresentado ao ar livre, de forma a resgatar o espírito coletivo das festas populares, a peça conta com uma grande estrutura – um barco de 10 metros de comprimento, que acomoda a banda cênico-musical. Essa arca leva o público a uma encantadora viagem pelo folclore nacional.


 
Simultaneamente, o Circuito Estradafora percorreu 20 cidades em uma carreta-palco de 15 metros, com cobertura inflável e capacidade para 150 espectadores sentados. Neste projeto, foram exibidos a peça teatral infantil “Gotas de Areia” e os filmes “O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida”, “Meu Malvado Favorito”, “As Melhores Coisas do Mundo” e “As Aventuras de Tintim”, além de curtas-metragens, contabilizando um público de 12.322 pessoas, em grande parte, alunos das escolas públicas locais.
 
Parceria

Este é o terceiro ano consecutivo que o Circuito Cultural  circula na região da Bacia do Paranapanema, com o apoio das prefeituras.  Desde que foi iniciado até outubro de 2013, o projeto recebeu mais de 128 mil espectadores.
 
De acordo com a gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy, Ana Amélia de Conti Gomes, o Circuito Cultural  demonstra o compromisso da empresa em contribuir para melhorar a qualidade de vida das comunidades vizinhas, o que inclui ações de cultura  e lazer. “O público que prestigia a programação do Circuito Cultural  cresce a cada ano, e isso é muito gratificante para nós. Em breve, teremos o Auto de Natal, outro espetáculo de teatro que mobiliza e sensibiliza as plateias”, comenta.

Cidades contempladas
 
O espetáculo “Arca da Mata” chegou às seguintes cidades paulistas: Avaré, Bernardino de Campos, Chavantes, Cruzália, Fartura, Florínea, Ibirarema, Itatinga, Maracaí, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Paranapanema, Rancharia, Salto Grande e Taquarituba. No Paraná foram contempladas: Alvorada do Sul, Andirá, Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Ibiporã, Itaguajé, Paranapoema, Porecatu, Santa Inês, Santana do Itararé, Santo Antônio do Caiuá e Sertaneja.
 
Já o Estradafora, no Estado de São Paulo, visitou Arandú, Chavantes, Ipaussu, Narandiba, Palmital, Paraguaçu Paulista, Piraju, Pirapozinho, Ribeirão Claro, Taguaí e Timburi. E as cidades paranaenses: Alvorada do Sul, Cambará, Itambaracá, Leópolis, Salto de Itararé, Santa Mariana, Santo Inácio, Siquera Campos e Terra Rica. (Da assessoria de imprensa da Duke Energy)

Notícias relacionadas