Com alma de prefeito, em mensagem a esses, Dilma defende parceria do governo federal com municípios

A presidenta da República, Dilma Rousseff, defendeu, na noite desta terça-feira (27), a ampliação da parceria direta entre o governo federal e as prefeituras para transformar o Brasil. Segundo a presidenta, a parceria pode ser ampliada na luta pela erradicação da miséria e pela qualidade ambiental rural e urbana, no estímulo ao empreendedorismo, na melhoria da infraestrutura, da saúde e da educação.

“Transformar o Brasil e melhorar nossas cidades vai depender tanto do governo federal quanto dos governos municipais”, disse. O pronunciamento foi transmitido por vídeo, na abertura do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos, no Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília (DF).

No pronunciamento, a presidenta lembrou que, nessa parceria com os municípios, o governo federal vai transferir R$ 16,3 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) até o final de seu mandato, para que as prefeituras invistam em obras de abastecimento de água e esgoto, drenagem, construção de encostas, equipamentos de saúde, creches e pré-escolas. Também em parceria com os municípios, o governo federal espera investir perto de R$ 73 bilhões na construção de moradias para famílias de baixa renda pelo programa Minha Casa Minha Vida 2.

“Este novo Brasil vem acelerando cada vez mais porque decidimos governar em parceria direta com os prefeitos e as prefeitas. Governar acima de qualquer interesse partidário ou regional. Governar livre de formalismos burocráticos ou limitações políticas. Tenho o compromisso de ampliar e fortalecer ainda mais essa parceria municipalista e republicana”, disse a presidenta.

Rio+20 – Na mensagem, a presidenta Dilma chamou a atenção dos prefeitos para o programa Brasil Sem Miséria e para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que o país vai sediar em junho deste ano. Segundo a presidenta, o Brasil Sem Miséria é o programa mais amplo, mais moderno e mais completo em execução no mundo para a erradicação da pobreza absoluta. Mas ele só poderá cumprir a meta se contar com o apoio de todas as perfeitas e prefeitos. “Da mesma maneira, o Brasil só poderá sair fortalecido da Rio+20 se mostrar que o conjunto da federação brasileira, a começar pelos municípios, está verdadeiramente comprometido com o desenvolvimento sustentável”, defendeu.

No encerramento da mensagem, a presidenta Dilma revelou que gosta de governar com a alma de prefeita, “tocando nos problemas com as próprias mãos, ouvindo e conversando com as pessoas nas praças públicas”. Dessa maneira, disse a presidenta, recolhe “a energia para seguir em frente, removendo obstáculos, vencendo incompreensões, e assim, reunir forças para fazer o bom combate”.

Notícias relacionadas