Com apoio da Suzano, agricultores(as) familiares do interior paulista produzem em média cerca de 2 milhões toneladas de produtos agroecológicos ao ano

Os resultados fazem parte do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), que já beneficiou 268 produtores(as) na região

O Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) realizado pela Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem fomentado práticas de manejo sustentável em comunidades rurais do interior paulista. Por meio dessa iniciativa, agricultores(as) familiares têm conquistado uma produção média de 1.780.574,50 toneladas de produtos agroecológicos por ano, nos últimos dois anos, o que resultou em uma receita média de mais de R$ 4 milhões nesse período.

De acordo com Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, o bom desempenho do programa, fundado há 11 anos, tem contribuído para a elevação da qualidade de vida e produtividade de 268 agricultores(as) familiares, beneficiando cerca de 537 pessoas por ano. “O PDRT tem como intuito contribuir para o desenvolvimento local das comunidades rurais vizinhas às operações da Suzano, por meio do fortalecimento da agricultura familiar. É uma iniciativa de grande impacto e potencial, que está diretamente relacionada com um dos nossos compromissos para renovar a vida, o de retirar 200 mil pessoas da linha de pobreza em nossas áreas de atuação até 2030. Com a retomada das feiras livres, neste ano, as expectativas são aumentar as vendas e, consequentemente, a renda familiar após o período crítico de pandemia”, relata.

Para a execução do programa, atuamos por três eixos: gestão, produção e comercialização das associações e cooperativas participantes, que tem resultado em valorização dos produtos, acesso a vendas institucionais, como em restaurantes das unidades industriais da Suzano, formalização de grupos para acesso a políticas públicas e editais, além de apoiar no processo sucessório de pequenos(as) produtores(as).

De acordo com o representante da Associação dos Produtores Rurais do Bairro do Leme, em Itapeva (SP), Percy dos Santos Rodrigues, 37, o PDRT veio para somar. “Com o apoio da Suzano, que forneceu capacitações técnicas, conseguimos adquirir conhecimentos de novas práticas, como o uso de biofertilizantes e de tecnologias de irrigação para diminuir o desperdício de água. Além disso, conseguimos organizar o nosso grupo de forma engajadora, trazendo o cooperativismo”, conta.

Segundo Rodrigues, há mais de três anos, a associação atua com empresas parceiras por meio da confiança adquirida no programa. “Hoje nossa produção mais que triplicou, com qualidade, não só dos produtos, mas qualidade de vida para nós produtores devido ao desuso de produtos químicos. Passamos a utilizar adubação orgânica e tecnologia agroflorestal. Todo esse apoio e aprendizado para o nosso grupo é um marco para nós, pois só temos progredido”, diz Percy.

Produtora rural do município de Itapeva (SP), Kemilin Aparecida Martins, 30,

Um dos principais ganhos do PDRT é a transição da produção de alimentos para a cultura do manejo sustentável e agroecológico. A produtora rural do município de Itapeva (SP), Kemilin Aparecida Martins, 30, sempre evitou utilizar produtos químicos, mas foi por meio do programa, no qual participa desde 2015, que conheceu novas práticas agrícolas. “Com o PDRT otimizamos o nosso trabalho, com técnicas simples que não agridem o meio ambiente e que aproveitam o que a natureza nos dá de graça. Tivemos uma produção de qualidade superior, sem usos de agrotóxicos, reduzindo o custo com insumos e consequentemente tivemos condições de comprar novos equipamentos para a produção”, relata a produtora.

Filha de agricultores rurais, Kemilin mora com a sua família em uma comunidade de essência matriarcal, em que 99% da agricultura familiar é comandada por mulheres. Segundo a produtora, o programa forneceu às mulheres capacitações voltadas para o planejamento de plantio e colheita, o que tem sido fundamental para dar continuidade aos trabalhos das suas ancestrais. “O programa melhorou significativamente a nossa renda familiar, trazendo mais qualidade de vida para todos. Hoje, nossos produtos são comercializados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e por meio de vendas para turistas que visitam nossa comunidade”, conclui a produtora.

Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Notícias relacionadas