Com recursos próprios de mais de R$ 64 mil, Prefeitura de Itararé implanta poços artesianos em três localidades rurais

Cerca de 60 famílias serão beneficiadas com a obra – O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, tem, desde o início da gestão, trabalhado para garantir melhores condições de vida e trabalho para o homem do campo. Além dos vários projetos desenvolvidos junto a área rural, a Prefeitura, de maneira inédita e com recursos próprios, iniciou as obras de implantação de três poços artesianos para o abastecimento dos moradores das fazendas Brasil, Silvério e Canaã.

Conforme o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Jerônimo de Almeida, cerca de 60 famílias serão beneficiadas pela obra, avaliada em R$ 64.890. A construção terá capacidade de bombear por volta de 110 mil litros/dia. “Esses poços estão sendo perfurados em razão da falta crônica de água que os assentamentos vem enfrentando nos últimos anos. As minas d’água já não tem mais capacidade para atender à população devido ao assoreamento”, destaca.

Poços artesianos – Segundo o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luis Capelassi, a escolha dos locais se deu através de um estudo, visando locais próximos à rede elétrica, onde a perfuração fosse menor, abaixando o custo do projeto.

Segundo ele, paralelamente à obra, a Prefeitura também iniciará a recuperação das minas. “Por meio do plantio de árvores e do isolamento da área, iniciaremos o processo de melhora dessas áreas que, futuramente, poderão ser utilizadas para outros fins que não o abastecimento doméstico, como para dar de beber aos animais e em irrigação de hortaliças”, explica.

Para o prefeito, a iniciativa é prova do comprometimento da gestão com o produtor rural“. Água é fundamental para nossa vida. Quando soube da situação desses assentamentos, de pronto reuni nossa equipe gestora para sanar essa necessidade. Esse investimento reflete nossa preocupação em garantir que o campo tenha condições adequadas de se desenvolver com conforto e saúde”, finaliza. (ASCOM | Prefeitura de Itararé-SP)

Notícias relacionadas