Com secretário Giriboni, Itararé trata continuação saneamento básico rural

fossas01A prefeita Cristina Ghizzi se reuniu com o Edson Giriboni, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos para trazer recursos para Itararé. Na ocasião, ocorrida no fim do mês de março, os dois trataram sobre a continuidade do Programa Água é Vida, do Governo Estadual. De acordo com a prefeita, a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente

está realizando o levantamento de residências na área rural de Itararé, para as mesmas recebam as construções de fossas sépticas; com isso os beneficiados irão ter esgotamento sanitário em suas casas.

O programa instituído pelo decreto estadual de n°57.479, de 1° de novembro de 2011, visa beneficiar famílias de baixa renda. Os bairros contemplados são: Cerrado (200 casas), Pedra Branca (239 casas) e Santa Cruz (144 casas). A solução encontrada para resolver o problema do esgotamento sanitário em comunidades dos centros urbanos é a implantação de Unidades Sanitárias Individuais (USI).
“Esse programa trará uma melhora de vida não só na questão da saúde, mas do saneamento e também do meio ambiente”, disse o secretário de Habitação e Meio Ambiente, Antonio Robson Ferreira.

Para o deputado estadual e secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni, a família que mora em um bairro de zona rural tem o mesmo direito que uma família que mora em um bairro da capital. “O nosso Estado vem sofrendo com o exôdo dessas pessoas e ações como esta permitem que possamos começar a dar condições dignas de vida para quem mora nos locais mais distantes”, destacou.
 
Plano Municipal de Saneamento (PMS)

Itararé receberá também o Plano Municipal de Saneamento. Segundo Ferreira esse programa será composto pelo Grupo Executivo Local (GEL), formado por:
– Arq. Antônio Robson Ferreira – Secretaria Municipal de Habitação e Meio Ambiente
– Luis Alberto Capelasse – Engº Ambiental – Sec. Municipal de Habitação e Meio Ambiente
– Eneide Aparecida Assis Paz Silva – Secretaria Municipal de Habitação e Meio Ambiente
– Luiz Carlos Colturato – Secretaria de Planejamento
– Júlio Roberto Costa Hernandez – SABESP
Desde o dia 23 de março, data de lançamento oficial do PMS, os envolvidos no grupo, coletaram dados e também realizaram visitas ao aterro e viveiro municipais, além de uma vistoria na cidade como um todo para identificação da área de trabalho.

Esse Plano é uma exigência legal da lei federal 11.445/2007, para aquisição de recursos para realização de melhorias e expansão nos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo das águas de chuva.

Em todo o Brasil os impactos da falta de saneamento têm consequências sobre o meio ambiente e a saúde da população, mas a solução do problema não ocorre do dia para a noite. Requer estruturação institucional, investimentos, regulação dos serviços e consciência cidadã da população. A elaboração do Plano visa estabelecer metas para curto, médio e longo prazos para que soluções de saneamento cheguem a toda população.
Todo o trabalho segue um cronograma de atividades e o resultado será um Projeto de Saneamento que deverá ser implantado no decorrer do tempo. (Assessoria de Imprensa da P.M.I)

Notícias relacionadas