Previsões do www.climatempo.com.br apontam que próximo fim de semana será marcado pelo feriado de 12 de Outubro, Dia da Criança e também da padroeira do Brasil. A CCR NovaDutra iniciou sua campanha de segurança e orientação a peregrinos e motoristas que trafegam pela via Dutra sobre a época de romarias a pé pelo acostamento da rodovia.
Vale lembrar que neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o Santuário Nacional de Aparecida já divulgou que realizará até o o dia 12 de outubro, todas as celebrações da Novena e Festa Padroeira do Brasil de forma virtual.
E, como fica o tempo para este feriadão prolongado. Veja abaixo:
Sudeste
No Sudeste a chegada da frente fria no sábado, dia 10, provoca diminuição do calor e chuva a partir da tarde no sul e leste de São Paulo, incluindo o litoral paulista. Menos calor e chuva a partir da tarde também no sul e no leste de Minas e no Rio de Janeiro. No domingo e na segunda-feira, dias 11 e 12 de outubro, a temperatura fica amena no centro-sul e leste paulista, sul e Zona da Mata de Minas e no Rio de Janeiro. Faz até um pouco de frio nos trechos de serra. Tem previsão de chuva nestas áreas, com risco de chuva forte/volumosa na Grande Belo Horizonte, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira e no Rio de Janeiro.
Sul
No Sul, a passagem da frente fria e a chegada de uma massa de ar polar com moderada intensidade provocam chuva e queda de temperatura. O calor diminui no Paraná e o estado vai ter dias bem úmidos. Faz frio em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com risco de geada nas áreas de fronteira com o Uruguai e nas serras Gaúchas e Catarinenses.
Centro-Oeste
Centro-Oeste começa o feriadão com muito calor, mas aos poucos a forte massa de ar seco está perdendo força o que permite a volta das pancadas de chuva já na tarde de sábado. No decorrer do feriado o calor vai diminuindo. Dias 10 e 11, as pancadas de chuva ainda são bem isoladas, mas para o dia 12, além de mais volumosas as chuvas são mais abrangentes, tipo chuva que já ajuda no combate aos incêndios.
Nordeste
No Nordeste, o ar seco ainda vai predominar sobre o interior da Região inibindo a chuva. Já nas áreas próximas do mar, o sol também predomina, mas tem previsão de pancadas rápidas de chuva.
Norte
No Norte, o feriado começa com tempo seco e muito quente no centro-leste e sudeste do Pará e no Tocantins. No decorrer do feriado a umidade aumenta nessas áreas com previsão de pancadas de chuva à tarde. Quase toda a Região tem sol e pancadas de chuva à tarde. No Acre, em Roraima e no centro-oeste do Amazonas a chuva é volumosa.
Semana será quente em grande parte do Brasil
Oferecimento
Após uma semana de calor muito intenso em quase todo o Brasil, a passagem de uma frente fria trouxe um refresco para áreas do Sul e Sudeste durante o fim de semana.
No entanto, esta frente fria não teve força o suficiente para mudar o tempo pelo interior do país. A chuva e a queda de temperatura foram observadas principalmente em áreas do Sul, no sul e leste de São Paulo, Rio de Janeiro e algumas áreas de Minas Gerais.
Semana quente
Na segunda-feira, 05 de outubro, a frente fria já vai estar afastada em alto mar, e a tendência é que o sol volte a predominar sobre São Paulo, Rio de Janeiro e o Paraná. As temperaturas sobem no decorrer do dia e volta a fazer calor à tarde.
Algumas regiões ainda terão pancadas isoladas de chuva ao longo da semana, como é caso de Curitiba, a capital e o litoral de São Paulo, e o Rio de Janeiro. Mas, as temperaturas vão subir bastante e a semana será quente nestas localidades.
A maior parte do país ainda vai registrar temperaturas bem altas ao longo da semana, com chance de novos recordes em várias cidades.
Temperaturas entre 37°C e 43°C devem ser observadas em uma ampla área do país abrangendo estados de todas as regiões.
Ar seco
A umidade relativa do ar vai continuar em acentuado declínio, no Paraná, em grande parte da Região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, com valores abaixo dos 20% nas horas mais quentes. A situação é ainda mais preocupante entre as cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia e Tocantins. Nestas áreas a situação é de emergência para valores abaixo dos 12%.