Como uma postura otimista pode beneficiar sua saúde?

Quando criança, você deve ter ouvido falar da história de Poliana e seu “jogo do contente”. O livro da americana Eleanor H. Porter transmite uma mensagem que transcende o mundo infantil. A chave é como permanecer otimista apesar de todos os problemas. O segredo da felicidade é sempre ver o lado bom das coisas. Às vezes, isso parece impossível, mas, segundo a autora, sempre existe um lado bom em tudo. No âmbito da saúde, por exemplo, o otimismo pode ser algo essencial.

Augusto Ruiz

O que é otimismo?

Augusto Ruiiz, influencer da saúde e idealizador da Ruiiz Health Academy, explica que uma pessoa otimista é aquela que sempre vê benefícios em uma situação, mesmo em momentos desfavoráveis. “Os otimistas podem aprender com seus erros porque não serão derrotados por isso. Eles se concentram nos aspectos positivos e sempre olham a situação de forma ampliada. Portanto, os otimistas são pessoas vistas, geralmente, como fontes de motivação e inspiração, sendo admiradas e sempre procuradas por seus amigos e colegas”, aponta.


Os otimistas também usam estratégias voltadas para a resolução direta dos problemas em maior medida, principalmente, quando pensam que podem controlar a situação, ou seja, quando acreditam que podem fazer algo para mudar a situação problemática. Dessa maneira, eles agem e avaliam. Já os pessimistas avaliarão e, somente se as expectativas os convencerem, eles agirão.

Emoções positivas e saúde física

Augusto Ruiiz destaca que as emoções positivas estão relacionadas ao aumento da imunoglobulina A. “Este é o anticorpo considerado a primeira linha de defesa contra doenças. No entanto, essas emoções não têm apenas um impacto direto, mas também subjetivo”, afirma. Sendo assim, pessoas otimistas:

● Têm menos sintomas físicos do que aqueles que pensam de forma pessimista;
● Sentem menos desconforto com os sintomas de uma doença em comparação ao desconforto sentido por pessoas pessimistas que tenham a mesma queixa;
● Eles acreditam que têm mais condições de participar de ações de promoção à saúde e têm mais confiança em curas e redução de doenças.

O otimismo e a saúde

Augusto Ruiiz explica ainda que existem três mecanismos para tentar entender a relação entre otimismo e saúde:

Mecanismo fisiológico: os otimistas têm menos respostas cardiovasculares ao estresse e um melhor sistema imunológico, ou seja, mais defesas biológicas, reduzindo assim os problemas de saúde.

Mecanismo emocional: a relação entre otimismo e saúde é indireta, por meio de estados emocionais. As emoções negativas estão relacionadas ao mau sistema imunológico e ao funcionamento do sistema cardiovascular.

Mecanismo de comportamento: os otimistas promovem a saúde em maior grau do que os pessimistas. São saudáveis porque realizam algumas ações mais saudáveis como praticar exercícios, beber moderadamente, manter uma alimentação balanceada e evitar comportamentos de risco.

Dicas para ser mais otimista

Augusto Ruiiz finaliza com algumas dicas para quem deseja ser mais otimista, acompanhe:

  1. Procure ter hábitos saudáveis;
  2. Invista tempo em você;
  3. Pense positivo;
  4. Cuide do seu corpo;
  5. Pratique atividades físicas;
  6. Tenha uma alimentação saudável;
  7. Seja resiliente.

Sobre Augusto Ruiiz e a Ruiiz Health Academy
Estudante de Medicina, digital influencer, coach e possui diversos cursos internacionais na área da saúde mental e estética. Ele é o idealizador da Ruiiz Health Academy, que produz cursos e e-books sobre medicina do estilo de vida e muito mais.

(Da Carvalho Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica)

Compartilhar

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments