Concurso Tempos de Escola chega a sua 3ª edição com premiações interessantes

Segue até o dia 31 de julho o período de inscrição para a 3ª edição do Concurso Tempos de Escola. Promovido pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Canal Futura, o concurso visa premiar redações de alunos do ensino fundamental e…

médio de escolas públicas dos municípios brasileiros participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação.


Para participar, os estudantes precisam enviar o texto e preencher a ficha de inscrição disponível na página do concurso www.blogeducacao.org.br/temposdeescola

A edição deste ano apresenta algumas novidades. Para possibilitar uma maior participação dos estudantes e estimular nas crianças o prazer pela escrita foi criada a categoria Ensino Fundamental I, voltada para alunos do 3º ao 5º. Com isso o concurso passa a ser dividido em três categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Outra mudança diz respeito ao tema das redações. Diferentemente dos anos anteriores, nesta 3ª edição cada categoria terá um tema próprio, sempre com o foco na valorização da escola e da educação. Há novidades, também, nos prêmios que serão entregues aos autores das melhores redações; uma bicicleta caloi aro 20 para o vencedor do Ensino Fundamental I; uma câmera fotográfica digital Sony para o ganhador do Ensino Fundamental II e Netbook HP Mini para o vitorioso do ensino médio. 

A escolha do gênero literário (exemplo: biografia, crônica, poesia, reportagem etc) que servirá como base para a elaboração da redação fica a critério dos próprios alunos. Os textos devem ser feitos a partir de entrevistas realizadas pelos alunos e de suas próprias percepções e reflexões. 

Para isso, é preciso que os participantes conversem com algum de seus familiares, vizinhos, professores, funcionários da escola entre outras pessoas da comunidade e transforme essa história em redação. A divulgação dos melhores trabalhos será feita em setembro.

Serão escolhidas até três redações por município, sendo um premiado por cada categoria. Os textos vencedores provenientes das 30 cidades participantes serão publicados, posteriormente, num livro coletivo que tem o seu lançamento previsto para 2012.

Os professores orientadores e a direção das escolas vencedoras também serão homenageados, recebendo como prêmio um kit de materiais pedagógicos e uma senha de acesso à plataforma FuturaTEC http://www.futuratec.org.br , espaço virtual em que estão disponíveis as diversas produções educativas elaboradas pelo Canal Futura.

 
O Concurso Tempos de Escola premiará, ainda, como Destaques Nacionais os autores dos três melhores textos, sendo um por cada categoria. Cada aluno vencedor e seu respectivo professor orientador receberão um computador de presente.

Em Itapeva, duas alunas já foram selecionadas e premiadas – Mariana Marcondes dos Santos, em 2009, à época aluna da 5ª série do Ensino Fundamental da EM Raphael Fabri Netto e Jussara Pereira de Paula, em 2010, então aluna da 7ª série da EM Professor Antonio Maisano.

O regulamento completo, bem como os materiais de apoio do concurso, está disponível no site http://www.blogeducacao.org.br/premiacoes-blog-educacao/.

 

Notícias relacionadas