Conferência debateu a política cultural de Itapeva e região

Confererência1Confererência2Confererência3

Evento reuniu artistas, militantes e gestores culturais de sete cidades da região sudoeste paulista – No último sábado, 10 de agosto, representantes de sete municípios da região participaram da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, promovida pela

Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva, no auditório do Parque Pilão D´água.  O evento reuniu artistas, militantes e gestores culturais das cidades de Itapeva, Barão de Antonia, Bom Sucesso do Itararé, Capão Bonito, Itararé e Nova Campina.
   
Também participaram do encontro o vice-prefeito de Itapeva, Geraldo Gegê, o bispo diocenano Dom José Moreira de Melo, o deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari, vereador Preto do Bairro de Cima, vereador Rodrigo Tassinari e Frederico Roth, consultor do Ministério da Cultura em São Paulo, a escritora Maria Olinda Rodrigues, a professora Zuleide Pereira e a ativista cultural Vera Lúcia Campolim
   
A Conferência foi presidida pela secretária municipal da Cultura e Turismo de Itapeva. Setembrina Lourenço de Oliveira, que destacou a importância do evento para a definição de diretrizes que irão contribuir para a elaboração de uma proposta cultural. Segundo ela, a primeira Conferência Intermunicipal “é uma grande oportunidade para que os municípios estabeleçam políticas que promovam o desenvolvimento cultural”.
   
A Conferência intermunicipal de Cultura é um espaço, democrático, aberto pelo poder público para que junto com a sociedade civil os gestores culturais possam avaliar as políticas públicas da área buscando o aperfeiçoamento em todos os âmbitos governamentais.
   
Segundo o vice-prefeito de Itapeva, Geraldo Almeida (Gegê), a partir desta Conferência e por meio da parceria com o Poder Público, a sociedade pode avançar muito na área de cultura. “E nós queremos fazer com que Itapeva possa avançar cada vez mais para conquistar mais recursos em âmbito federal e estadual. A Conferência Intermunicipal representa um passo importante para Itapeva e região”, afirmou o vice-prefeito Geraldo
   
O deputado Ulysses Tassinari considera que a cultura é de extrema importância, assim como é a saúde e a educação, pois tendo cultura se tem mais saudade ainda. “É extremamente importante trabalharmos para todos os setores da comunidade. Já estive com a secretária Setembrina uma vez na Secretaria Estadual da Cultura e essa é a nossa contribuição para aprimoramos cada vez mais para fazer crescer a cultura no seio da nossa comunidade”, afirmou o deputado.

DEMANDAS LOCAIS. A Secretaria Municipal de cultura de Itapeva também promoveu a IV Conferência Municipal de Cultura com o objetivo de preparar as demandas e discussões sobre a Implementação do Sistema Nacional de Cultura, a Produção Simbólica e a Diversidade Cultural,  a Cidadania e Direitos Culturais, e sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável. Ao final do encontro, foram escolhidos três representantes (dois da sociedade civil e um do Poder Público) que irão participar da III Conferência Estadual de Cultura, que será realizada em novembro, em São Paulo. (Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Itapeva-SP)

Notícias relacionadas