Continuará chuvoso e há alerta para temporais no centro-sul do Brasil nos próximos dias

Uma frente fria que avança pelo país nos próximos dias, junto com a circulação de ventos em níveis médios da atmosfera, vai ajudar a formar nuvens carregadas sobre o centro-sul do Brasil. A previsão é de temporais em vários estados, com potencial para transtornos. Confira!

Nesta quinta-feira, 31 de dezembro de 2020, há previsão para temporais no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

Na sexta-feira, primeiro dia de 2021, o risco de temporal se concentra nas áreas do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio De Janeiro e sul de Minas Gerais. O dia será marcado por muitas nuvens nestas áreas e a chuva vai e volta no decorrer do dia. As temperaturas já vão ficar bem mais baixas em relação aos últimos dias. A sensação até será de um pouco de frio em algumas regiões.

Durante o fim de semana, entre os dias 02 e 03 de janeiro, deve chover forte no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. Além disso, será um fim de semana com temperaturas mais baixas em muitas áreas Sudeste e Centro-Oeste.

A Climatempo alerta para o risco de ocorrência de granizo e de chuva volumosa, com condições para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos. Rajadas de vento de até 90 km/h podem ocorrer durante os temporais, podendo provocar quebra de galhos e queda de árvores e destelhamento de imóveis.

Confira os volumes de chuva previstos para os próximos dias, até 03 de janeiro:

Fonte: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC)

Maré alta e alagamentos em Santa Catarina
Em Santa Catarina, de acordo com o Epagri/Ciram, entre quinta-feira (31/12) e sábado (02/01), há risco de alagamentos, e/ou estreitamento da faixa de areia nas praias, devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado pela combinação da influência da lua cheia (maré de sizígia), vento do quadrante sul e, no sábado, com agitação marítima entre 2,5 e 3,0m.

Notícias relacionadas