Copa: mercados devem permanecer fechados após jogos da seleção

Estabelecimentos não tem autorização para voltar ao trabalho após as partidas – Os comerciários de Itapeva e região terão horário de trabalho diferenciado durante os jogos do Brasil na Copa. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Itapeva (Sincomerciários), Marcelo Nunes de Castro, as empresas dispensarão seus empregados nos dias de jogos da seleção brasileira meia hora antes de cada partida.

Mercados – Ainda conforme Marcelo, comerciantes atuantes em mercados não devem retomar suas atividades, salvo se a empresa funcionar em ambientes e locais especiais, mistos ou assemelhados que tem turno diferenciado até às 22h, de segunda a sábado. “Neste caso, o empregado terá 30 minutos após o termino do jogo para retomar seu expediente normal, caso necessite”, explica.

Farmácias – O benefício, porém, contempla somente a categoria dos empregados do comércio varejista. “Devido ao ramo essencial de atividade, as farmácias mantém a jornada, mas podem também fechar e/ou liberar os funcionários se desejarem”, enfatiza o presidente.

Marcelo solicita ainda a colaboração das concessionárias para que também liberem seus empregados meia hora antes das partidas ou disponibilizem TV’s no ambiente de trabalho.

Tabela – Na primeira fase do Mundial, a seleção brasileira joga nos dias 12, 17 e 23 de junho. A primeira partida, na abertura da Copa, o Brasil enfrenta a Croácia, às 17h, na Arena Corinthians (SP). A segunda partida é contra o México, às 16h, na Arena Castelão (CE). O terceiro jogo é contra Camarões, às 17h, no Estádio Nacional Mané Garrincha (DF).

O acordo contempla as 22 cidades atendidas pelo Sincomerciários

 

Notícias relacionadas