Coronel Macedo: prefeito “Betinho” esteve em SP tratando de questões ambientais

 

Nesta terça-feira (25) o prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho” e o supervisor de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos José Benedito Neto, estiveram em São Paulo para tratar de assuntos relacionados ao Meio Ambiente

A primeira vista de ambos foi no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para tratar de protocolo para pleitear licença prévia para a área do novo aterro sanitário. Para essa finalidade é necessária a anuência do IPHAN.

Herança de multa – O segundo compromisso foi uma reunião na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, para discutir várias questões, entre elas as multas que o município recebeu por irregularidades do aterro sanitário na administração anterior, as quais agora giram em torno de R$ 140 mil reais.

Outro assunto também apurado foi sobre uma informação dada em Sessão da Câmara de Vereadores, que o município teria ganhado um caminhão compactador de lixo, através de recursos de uma emenda do deputado Fernando Capez para a compra do veículo.

Porém, a Secretaria do Meio Ambiente, através do secretário Ricardo Sales, do coordenador José Walter Figueiredo e do assessor Diogo, informou que se o município não fizer a lição de casa nas questões ambientais, o recurso para o caminhão não sairá.

“Entretanto, a vereadora que deu a informação na Câmara assegura que existe esse pedido aprovado. Então, vamos aguardar o desenrolar dessa questão, pois o caminhão compactador é prioridade para o nosso município e se isso realmente acontecer, estaremos reivindicando outros recursos para aquisição de uma pá carregadeira”, explicou o supervisor José Benedito.

“Nessa reunião ficaram claros vários pontos onde deveremos avançar e o primeiro passo são os Índices de Qualidade de Aterro de Resíduos – IQR, aterro sanitário tem de estar adequado, ou seja, acima de 8. Outros pré-requisitos são as dez diretivas: Município Sustentável Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. A partir de agora nossa administração vai empreender todos os esforços possíveis para cumprimento dessas exigências e se possível, até superar as expectativas para colocarmos a nossa cidade em destaque também em Meio Ambiente, junto dos melhores municípios do Estado de São Paulo. Assim fazendo, estaremos aptos a pleitear mais recursos da Secretária Estadual do Meio Ambiente”, ressaltou o prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”.

Notícias relacionadas