Coronel Macedo recebe pré-certificação e vai para próxima fase do Município VerdeAzul

Dos 645 municípios do Estado, foram pré-certificados apenas 164 municípios, e dentre esses, Coronel Macedo passou a ocupar a 75ª posição.

Durante todo ano a Administração Municipal de Coronel Macedo (SP), investe em programas e projetos na área do Meio Ambiente, o que fez com que a cidade fosse certificada nesta quinta-feira (11) em Bauru (SP) para a próxima etapa do Programa Município VerdeAzul. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”, a primeira-dama Luana Santinoni, o interlocutor do Programa Município Verde Azul de Coronel Macedo José Benedito Neto, e o interocutor suplente do programa, Joaquim Pereira Neto, a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Maria das Graças, Secretária Municipal da Assistência Social Maria Brás, Secretário da Saúde, Geraldo Rivera, Supervisor das Frotas Municipais, João Manoel, Supervisor de Obras, Jurandir Cardoso, a assistente Administrativo, Tatiane Almeida e o Servidor Público André Cruz.

A cerimônia de Qualificação para a Certificação do Município VerdeAzul ciclo 2019 contou ainda com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido e do coordenador do Programa Município VerdeAzul José Walter Figueiredo Silva.

O prefeito “Betinho” disse que há uma união de esforços para manter a cidade dentro das diretrizes do programa. “Trabalhamos juntos com todos os setores da Administração na luta pela preservação e qualidade ambiental de Coronel Macedo, e esta ação vem dando bons resultados, tanto que conseguimos a pré-certificação e estamos na luta para manter e até mesmo aumentar os bons resultados obtidos até o momento”, disse Betinho.

A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul (PMVA), é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.

O objetivo do PMVA é estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. As ações propostas pelo PMVA compõem 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Município Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental.

Notícias relacionadas