Coronel Macedo-SP: CDHU entrega as chaves aos sorteados das 147 moradias do Conjunto Habitacional Prefeito Antônio Batista Tonon “Ico Tonon”

Em cerimônia realizada por volta das 11h desta quinta-feira (05/03/2020), no próprio conjunto, com as presenças do prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”, acompanhado de sua esposa e primeira-dama Luana Caroline, da vice-prefeita Miltes Tonon, do presidente da Câmara Roque Garcia, dos vereadores Tom do Marino e Edina Tonon Dias, de familiares de “Ico Tonon”, do secretário Estadual de Habitação Flávio Amary, e de Marcelo Hercolin, Diretor de Atendimento Habitacional da CDHU, e de Luciano Filé, diretor do Erplan/Itapeva, foram entregues as chaves às 147 famílias.

Primeiro a falar, Marcelo Hercolin saudou a todos e em especial às mulheres, porque neste domingo, 08, é o Dia Internacional da Mulher.

Hercolin ressaltou que para aquele conjunto com 147 casas existiram mais de 400 inscrições, e que o governo e a CDHU gostaria de atender a todos, mas, isso era impossível.

Ele lembrou que aquele conjunto era um dos maiores, proporcionalmente entre os municípios, levando em conta o número de habitantes, e que aos beneficiados não podem alugar a casa, vender ou ceder a outras pessoas, que não sejam os próprios sorteados, porque se isso ocorrer, haverão denúncias que serão apuradas e que se essas forem procedentes, ou seja, ocupadas irregularmente, a moradia vai para o suplente.

Lembrou que o que assinaram no dia anterior foi o termo de entrega de chave, e que os contratos serão entregues em breve pela Regional da CDHU/Bauru. Os boletos para pagamento das prestações virão em 30 dias, e é importante pagar em dia.

Segundo a falar, o presidente da Câmara de Coronel Macedo, Roque Garcia, disse que era uma grande satisfação fazer parte daquela festa, e agradeceu o secretário Flávio Amary, o prefeito Betinho e esposa, e a vice-prefeita Miltes Tonon.

Garcia, elogiou a escolha do nome “Ico Tonon” para a denominação daquele conjunto habitacional, porque ele – falecido Ico Tonon – foi um prefeito diferenciado, focado em atender as principais necessidades humanas da população macendense, e por isso ficou conhecido como o prefeito mais popular na história do município.

Aproveitando a presença do secretario de Habitação Flávio Amary, Roque Garcia lembrou que o município teve mais de 400 inscritos, e 147 atendidos. Por isso, ele pediu ao secretário para que continuasse olhando para Coronel Macedo, para atender o restante que não foi atendido.

Finalizando, Garcia lembrou a todos que o maior responsável por aquelas casas estarem sendo entregues foi o prefeito “Betinho”, que mesmo tendo herdado a Prefeitura numa situação difícil, conseguiu por a casa em dia e tocar as obras . “Por isso, temos de dar valor a quem pensa no município”, disse ele.

Terceira a falar, representando a família de “Ico Tonon”, a filha deste, Catarine Tonon, agradeceu a homenagem, as autoridades e todos. Disse que poderia falar muito mais sobre a memória do seu saudoso pai. “Mas, só consigo pensar, e agradecer esse povo, pela demonstração a ele, de carinho e afeto e a tudo o que ele fez em vida para Coronel Macedo, que mantém a sua memória viva junto ao povo macedense. Acredito que hoje, ele estaria extremamente feliz, vendo vocês recebendo as suas casas”. Disse ela.

“Em nome da família, agradeço a homenagem e os autores do projeto pela denominação, e agradeceu também o ex-prefeito Zé Tonon, pela iniciativa do primeiro passo, quando na sua gestão comprou o terreno para a construção destas casas, e agradeço também o prefeito “Betinho”, pela competência e compromisso na realização desse sonho, que está beneficiando essas famílias hoje. Em nome da família, agradeço a todos. Muito obrigado”, finalizou.

Quarto a falar, o prefeito “Betinho” agradeceu a todos e cumprimentando o secretário Flávio Amary, o governador João Dóra, o ex-governador Geraldo Alckmin, a construtora Concreta pela construção das casas e toda a equipe da CDHU, disse que era uma imensa alegria participar daquela entrega de chaves.

Betinho agradeceu também a presença de Silvana Floriano, assessora do deputado federal Marcos Pereira, que através dela tem ajudado muito Coronel Macedo, com emendas parlamentares beneficiando vários setores do município.

Agradeceu também Roque Garcia, presidente da Câmara pelas palavras, o representante da Polícia Militar, tenenete-PM Maurício, o senhor Carlos Tonon, pai de “Ico Tonon” e família, e à sua vice-prefeita Miltes Tonon, pela parceria em tudo o que faz para Coronel Macedo. “A gente tem sido grandes parceiros e juntos ainda vamos fazer muito mais pela nossa Coronel Macedo”, comentou.

“Betinho lembrou do primeiro passo dado pelo ex-prefeito Zé Tonon para aquela finalidade, comprando o terreno e agradeceu pela homenagem justa dada ao ex-prefeito “Ico Tonon”, que foi o prefeito mais popular na história de Coronel Macedo.

“A gente pegou a Prefeitura numa situação difícil, inclusive esta obra estava parada, e foi uma luta muito grande, muita conversa, muita briga no bom sentido, e graças ao ex-governador Geraldo Alckmin e ao atual governador João Dória, esta obra foi concluída”, explicou “Betinho”.

“A conclusão da construção deste conjunto habitacional era o maior sonho que eu tinha, e hoje, depois de muito trabalho, estamos aqui realizando esse sonho. Existem políticos que falam, e outros que trabalham”, finalizou.

Em seguida, a primeira-dama Luana presenteou o secretário com duas cestas; uma de doces e outra de queijos artesanais. Ela explicou que os doces eram da Dona Ida, e os queijos da Dona Ana.

Último a falar, o secretário Flávio Amary agradeceu todos os presentes, citando nome por nome, e disse que tinha acordado às 05h15 daquele dia para uma série de compromissos na região, principalmente aquele de Coronel Macedo.
Amary citou a jovem Catarine Tonon e disse que ficou sensibilizado pela emoção dela enquanto falava e ao mesmo tempo notou nos semblante das pessoas o quanto o pai dela “Ico Tonon” e toda a sua família são muito estimados pela população.

Em seguida, disse que trazia uma abraço do governador João Doria a todos, e que ele (governador) gostaria de estar naquele evento em Coronel Macedo, mas que, devido à tragédia da madrugada na Baixada Santista, com a grande chuva, que causaram enchentes, deslizamentos e que geraram muitas mortes e feridos, não foi possível, pois ele precisou se deslocar para aquela região para atuar pessoalmente no comando de ajuda às vítimas.

O secretário Amary ressaltou que o governador João Dória e o vice-governador Rodrigo Garcia são grandes incentivadores de habitações para a população.

Citou que o vice-governador Rodrigo Garcia, seu antecessor, foi também secretário de Habitação, e que todos trabalham muito para melhorar a questão de falta de moradia no Estado.

Comemorou o fato daquele conjunto habitacional ser praticamente o primeiro no Estado a ser beneficiado pelas novas regras da CDHU, feitas a pedido do governador João Dória, que facilitam o planejamento e o pagamento das prestações pelos mutuários. “Vocês estão sendo abençoados, pois a partir de 01/03, não existe mais nos contratos aquela taxa de juros de 7% ao ano, o que é uma grande coisa.

“Vocês vão morar aqui por 1, 20, 30 anos ou mais. Cuidem de suas, mantenham limpas, bonita, e vocês vão ter novas vizinhanças. Conheçam o vizinho, fiquem amigos, respeitem os vizinhos. Façam isso e assim vocês serão muito mais felizes e vão ter a benção de Deus na casa nova de vocês. É por isso que trabalhamos muito, para transformar para melhor a vida de vocês e daqueles que mais precisam. Entrega das chaves para as mulheres. Vida nova que começa aqui hoje em Coronel Macedo. Boa sorte a cada um de vocês”, encerrou o secretário.

Após, foram chamadas algumas famílias que representariam todas as demais ao palco para a entrega das chaves. Foram elas:

1 – Josiane e Antonio Carlos e filhos, recebeu flor do secretário em homenagem ;
2 – Angélica Aparecida e Maurício e filho;
3 -Natalia, filhos Gabriela e Vitor;
4 – Viviani e Luiz Fernando e filhos;
5 – Rochel e Rogéria, e o filho Lucas

Em seguida as autoridades se dirigiram para casa ao lado do palco, da contemplada Marcia Rodrigues, para conhecerem as instalações – iguais às demais 146 moradias – e onde foi servido um coquetel.

Notícias relacionadas