Creche Escola do Santo Antonio é reinaugurada

 

Depois de reformada e ampliada com recursos próprios, na terça-feira (27/09) a Administração Municipal reinaugurou no Bairro Santo Antônio, a Creche Escola “Prof.ª Aparecida de Jesus Baumguertner”, que irá atender cerca de 120 crianças com idades entre 06 meses a 10 anos.

A cerimônia contou com a presença dos pais dos alunos, da comunidade e também dos gestores das demais Creches e Escolas do município, além desses o pároco João Batista Carrero, o pastor, Leonel Freitas de Carvalho, o vereador e morador do bairro, Anderson Massaki Benck, o prefeito, José Carlos do Nute Rodrigues, a secretária da Educação, Jucinéia de Oliveira Lara, e os familiares da Sr.ª Aparecida Baumguertner, que deu nome a ao estabelecimento, os senhores Nelson Baumguertner, Nelson Adriano Baumguertner e família, Paulo Fernando Baumguertner e família, Max Alexandre Baumguertner e família, Flávio Baumguertner e a senhora Maria Augusta de Almeida Moraes e família.

Após o culto a bandeira, a secretária Jucineia falou: “Hoje é um dia muito especial, reinaugurar uma creche que serve ao povo do Santo Antônio é obrigação dos dirigentes do município, mas servir com amor e respeito é o que nos faz diferentes. Com respeito fomos reformando e construindo novas creches para atender com dignidade as crianças itaporanguenses: investindo nos pequeninos estamos construindo um futuro melhor para nosso município. Quando iniciamos nossa gestão, o funcionário que fazia a merenda escolar cuidava da higiene pessoal e física das crianças, e ainda realizava a limpeza da creche, a lavagem de fraldas, lençóis e toalhas. Procuramos otimizar as nossas creches admitindo atendente de creche, agente de serviço de cozinha e agente de limpeza para garantir uma melhor qualidade do serviço das creches. Só havia professor na Pré Escola, a partir dos 04 anos; investimos nisso também e há professor para atendimento desde a creche. Esse foi um salto muito qualitativo. Não havia brinquedos, jogos, playground e livros; as crianças brincavam com pedaços de brinquedos que ganhavam da comunidade ou com sucatas. Hoje nos orgulhamos de ver brinquedos variados e apropriados à cada faixa etária;; playgrounds bem montados para recreação criativa das nossas crianças. Realizamos a aquisição de fralda descartável, lenço umedecido, luva descartável para uso das cuidadoras, sabonete infantil, shampoo e condicionador, pensando na higiene e bem estar das crianças e funcionários. Antes só havia um tipo de leite, agora fomos atrás de verbas que nos possibilitaram uma diversidade de leite que respeita a faixa etária de atendimento (0 a 5 anos) e mesmo as necessidades especiais de crianças alérgicas; também temos cardápio elaborado por nutricionista, que atende as necessidades nutricionais dos nossos pequenos e este foi outro grande salto na qualidade das creches. Todas essas conquistas foram possíveis, graças à sensibilidade do nosso prefeito José Carlos do Nute, que não mede esforços para um ensino de qualidade para nossas crianças. Gostaria de agradecê-lo imensamente pela confiança e dedicação para com a Educação Municipal. Gostaria também de parabenizar e agradecer aos funcionários e professores pelo belíssimo trabalho realizado com os alunos. Hoje inauguraremos mais uma Creche Municipal, A Creche Escola “Prof.ª Aparecida de Jesus Baumguertner”, onde queríamos homenagear nossa querida Educadora Cida, que nos deixou muito cedo. Que a Cida possa olhar por este recinto para que seja um lugar de crescimento, de progresso e onde se aprenda com alegria. Agradeço a presença de todos. E continuaremos trabalhando para o bem comum, sobretudo para o bem das nossas crianças. Obrigada e que Deus nos abençoe.”

Após a Secretária da Educação encerrar seu discurso, começaram as apresentações preparadas pelos alunos, cada uma escolhida pensando especialmente nas características da Sr.ª Aparecida Baumguertner. O pontapé inicial das apresentações foi dado pelos alunos do Pré I e II ensaiados pela prof.ª Edna, os quais apresentaram a música Favo de Mel do filme Rio, música escolhida porque faz alusão ao que a senhora Cida Baumguertner gostava, a natureza, preservação do meio ambiente, o patriotismo e por ser uma música que fala do Brasil e um ritmo tipicamente brasileiro. Em determinado trecho a música diz “quero aprender a voar, esse é meu sonho desde criança, venha comigo, levanta, é hora de encontrar o céu” e assim como a música a senhora Cida levantou as asas e foi encontrar o céu e lá de cima estará olhando pela Creche Escola que leva o seu nome como forma de homenagear quem dedicou a vida ao ensino e ensinou com alegria e amor muitas crianças e jovens a sonharem alto, a voarem alto, a quererem ser melhor.

Em seguida os alunos do 5º Ano ensaiados pela Prof.ª Marli, apresentaram a música “Sou teu Anjo”. A música faz menção a senhora Cida, que lá do céu irá olhar pela Creche Escola, pois como diz a música “há um anjo aqui que intercede por ti, trago um pedaço do céu, num olhar pra te dar, há um anjo aqui bem pertinho de ti, basta acreditar sou teu anjo aqui…”, lá no céu sempre haverá um anjo a olhar pela Creche Escola e por seus alunos, com o mesmo amor que tanto dedicou ao ensino, bastando apenas acreditar.

E para finalizar as apresentações, as meninas do 3º, 4º e 5º Ano apresentaram uma paródia composta e ensaiada pela Prof.ª Aline, na qual são ressaltadas as qualidades da senhora Cida, como muitos a chamavam, fala do seu amor e dedicação ao ensino que dada a sua importância cede seu nome para nomear a Creche Escola, uma pequena homenagem para quem tanto fez pela educação e por seus alunos.

A cerimônia foi conduzida pela diretora da Creche Escola, Heroni Augusta, que para agradecer a colaboração da Secretária da Educação e do Prefeito, fez uso das palavras de Padre Antônio Vieira “O pregar, que é falar, faz-se com a boca; o pregar, que é semear, faz-se com a mão. Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras…, obras como esta que hoje reinauguramos e que vocês ajudaram a construir.” A diretora também deixou uma mensagem para os funcionários da Creche Escola, dizendo “vocês têm em suas mãos verdadeiros anjos, pois vocês serão amigos, psicólogos, aconselhadores e, por vezes até “pais” destas crianças. Sonhem, vislumbrem possibilidades para que, neste espaço da Educação Infantil e Ensino Fundamental, os vossos sonhos se tornem realidade junto com os sonhos destas crianças e de seus pais. E que esta Unidade Escolar reflita dia a dia a alegria e o amor ao ensino que a senhora Aparecida Baumguertner tinha de ensinar, que sigamos seu exemplo e lutemos diariamente para que possamos contribuir positivamente para que nossos alunos se transformem em cidadãos éticos e conscientes.”

A cerimônia de reinauguração como um todo emocionou os presentes, tendo seu ápice nas apresentações dos alunos, os familiares da Sr.ª Cida Baumguertner saíram muitos satisfeitos com a homenagem que fizeram a ela e pelos discursos terem sido tão próximos ao seu caráter e comportamento e com a certeza de que lá no céu ela assistiu a tudo sorrindo e que estará sempre olhando pela Creche Escola. (Por: Raquel Ap.ª da Silva – Agente Técnico Administrativo)

Notícias relacionadas