Criminalidade: Avaré comemora queda no índice

Nesta semana, o prefeito Rogelio Barcheti, acompanhado das autoridades policiais do município reuniu a imprensa na prefeitura para comunicar a significativa queda nos índices de criminalidade( redução de 30% dos homicídios, 7% dos roubos de veículo e 23% dos furtos de veículo, em relação ao ano de 2009).

Participaram o major Loriano, comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior, dr. Rubens César Garcia Jorge, delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), representando o delegado Seccional dr. Jorge Cardoso de Oliveira, capitão Márcio, comandante da 1ª Cia PM e tenente Lúcio, comandante da 3ª Cia. De acordo com relatos, além do trabalho policial em si,várias ações do Poder Executivo ajudaram a provocar essa queda, que acaba de tornar Avaré uma das cidades menos violenta do Estado de São Paulo. 

A coletiva foi para informar que o trabalho das polícias – Civil e Militar -, realizado em Avaré em parceria com a Prefeitura, resultou no fato de Avaré ser uma das cidades mais seguras do estado de São Paulo, estatística essa que é realizada em todo o Estado de São Paulo e os dados coletados são divulgados trimestralmente no portal da Secretaria de Segurança Pública. Essas informações ficam à disposição da imprensa e da população, o que demonstra preocupação da Administração Pública com a publicidade e transparência de suas atividades.

A Polícia realiza diariamente a coleta de dados criminais que vão determinar os índices estatísticos. Esses índices são objeto de análise e discussão entre os comandos das duas polícias – Civil e Militar – servindo esse trabalho para monitorar a evolução e as tendências criminais na região, bem como para determinar a tomada de decisões visando à prevenção e repressão criminal.

O major Loriano destacou a importância da parceira com a Prefeitura, que criou a Guarda Municipal, que mantém também as ruas mais iluminadas, fatores que contribuem para a queda da criminalidade. “Segurança Pública não é só polícia nas ruas, é um conjunto de fatores”, disse o major.

O delegado dr Rubens César Garcia Jorge disse que, na região de Avaré, no último trimestre (outubro, novembro e dezembro de 2010) foram cumpridas todas as metas, com redução significativa da criminalidade. O número de homicídios diminuiu 20%, o de roubo 13%, o de furto 21% e o de furto de veículo 49%. 

Os resultados globais do ano de 2010 também foram positivos, como a redução de 30% dos homicídios, 7% dos roubos de veículo e 23% dos furtos de veículo. Essas reduções são em relação ao período anterior (ano de 2009). Os índices apontam que a região de Avaré é uma das mais tranqüilas do Estado de SP, em termo de segurança pública. Exemplo disso é o baixo índice de homicídios que, universalmente, é analisado por grupo de 100 mil habitantes/ano. No caso da região de Avaré, que inclui mais 16 cidades e conta com uma população de aproximadamente 286 mil habitantes, aconteceram apenas 14 homicídios durante todo o ano de 2010. Portanto, uma taxa de 4,89/100 mil/ano. 

O prefeito Rogélio Barcheti destacou as conquistas de 3 novas viaturas para a Polícia Militar e também 3 novas para a Polícia Civil, a doação por parte da Prefeitura de rádios-comunicadores para a PM, a implantação de um posto da PM na Vila Timóteo/Bairro Bonsucesso, além da obra de construção do Batalhão da PM, em terreno doado pela Prefeitura, ao lado do Corpo de Bombeiros, fatos que contribuirão ainda mais para a diminuição da criminalidade. (Com Secretaria Municipal de Comunicação)
 
 
 

 

Notícias relacionadas