Currículo regional: prefeito de Itaporanga-SP e sua equipe de Educação participam do lançamento da DCR

(Da Secretaria de Educação) – Na noite desta quinta-feira, 21 de novembro, aconteceu a Cerimônia Solene de entrega da Diretriz Curricular Regional (DCR) , de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, na qual dezessete cidades da região sudoeste participaram do curso promovido pela Consultoria em Educação – Salluz de Itapeva para elaboração da mesma, estiveram presentes no evento o prefeito Douglas Benini, o secretário Municipal da Educação, Roberto da Silva e sua equipe.

De Itaporanga participaram do curso de elaboração , a supervisora da Educação, Claudinéia da Veiga, a coordenadora Geral da Educação, Eliane Nascimento, a diretora da E.M. Cel. Vicente Russo do Amaral, Ana Brígida V. Chueri e a coordenadora Pedagógica da E.M. Dom Athanázio Merkle, Eliane Frazon.

A Salluz foi responsável em orientar os GT`s – Grupos de Trabalhos – através dos participantes do curso que foram os multiplicadores e executores das seguintes etapas no município, com a participação da Rede: Marco Zero, Marco Situacional, Marco Filosófico, Marco Teórico e Marco Operacional, até a entrega do documento preliminar e final das Diretrizes Curriculares da Região.

Os participantes receberam todo material para nortear o trabalho do município. As ações aconteceram durante o ano de 2019, de acordo com o cronograma. Também aconteceu um Fórum Regional de Educação para apresentação das DCReg – Documento na versão preliminar com os representantes dos GTs dos municípios e equipe formadores da Salluz.

A BNCC será o guia para o que acontece nas salas de aula de Norte a Sul do Brasil. Um total de 60% do conteúdo deverá se basear na BNCC, o restante será definido pelas redes e escolas. Cada município deve ter seu currículo com a proposta da base nacional curricular e cada município terá que rever essa base.

De acordo ainda com o secretário de Educação de Itaporanga, Roberto, o objetivo é reduzir disparidades encontradas entre os currículos dos estados e das regiões do País. “A proposta é capacitar profissionais da educação para liderar o processo de elaboração do Currículo Regional seguindo a BNCC (obrigatório) e o Currículo Paulista (opcional) como princípios e fundamental”, explica a diretora da Salluz, Selma C. Büher Cravo.

Segundo o prefeito Douglas, “na região, o objetivo foi fazer um currículo único, de acordo com a realidade de cada município, de forma democrática, coletiva e participativa. Sabemos que terá um impacto na região e na qualidade da educação, com educadores envolvidos com estudo e prática verdadeiramente eficaz”, disse ele.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Se inscreva  
Notificação de