Curso de Restauro muda a vida de itapevenses

Promovido pela Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Senai Sorocaba, a Oficina de Restauro da Casa de Cultura Cícero Marques tem mudado a vida dos alunos que participam dos cursos gratuitos de Pintor Restaurador e Serralheiro Restaurador.

 

De acordo com a aluna Aparecida de Jesus Garcia, essa é uma ótima oportunidade. “Quero realmente arrumar um emprego nessa área, estou gostando muito. Sempre trabalhei de empregada doméstica e nunca me imaginei fazendo serviço braçal, mas estou aprendendo muito aqui”, diz Cidinha. “Além disso, a bolsa está me ajudando muito, com ela tenho minha independência”, conta a aluna, que assim como os outros, recebe auxílio mensal no valor de R$ 100,00, vale transporte, alimentação durante as atividades, uniforme, material didático e seguro contra acidentes.


Para Maria do Carmo de Oliveira também é um ótimo aprendizado. “Sempre gostei muito de restauração e estou aprendendo além do que eu já sabia. Pretendo seguir na parte de pintura e limpeza”, diz a aluna. “Estamos nos qualificando, recebendo por isso e sairemos do curso com certificado de restauradores”, conta. 

As aulas começaram em março e vão até outubro. A primeira edição da Oficina, realizada no ano passado, formou profissionais nos cursos de Revitalização de Coberturas em Madeira e Recuperador de Revestimentos. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Davidson Panis Kaseker, o objetivo da Prefeitura está sendo alcançado. “Em 2010 tivemos uma excelente experiência e formamos vários profissionais. Acredito que nesta segunda edição muitos jovens sairão capacitados para atuar na conservação e restauração de casas e prédios antigos”, diz o secretário. (Tamara Freitas, da Assessoria de Comunicação)
 

Notícias relacionadas