Defesa Civil: Itapeva se prepara para redução de riscos e danos durante o verão

Coordenadoria de Defesa Civil e Prefeitura se unem para garantir mais segurança à cidade durante o período das chuvas e intempéries climáticas – Itapeva sediou na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, a reunião regional para discussão de temas e oficinas com foco na redução de riscos e danos durante o verão. O evento é promovido pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil e conta com apoio da Prefeitura de Itapeva.

Na abertura dos trabalhos, o prefeito Roberto Comeron foi elogiado por sua administração. “A cidade está limpa, organizada. Isso significa que está sendo muito bem administrada”, disse o major Marcos de Paula Barreto, subdiretor estadual de Defesa Civil.

Também participaram da solenidade de abertura o coordenador regional de Defesa Civil, major Fernando Marcos Pedroso de Carvalho, o coordenador municipal de Defesa Civil de Itapeva, major Ivair Leonardo Patriarca e o subcomandante do 54º Batalhão da Polícia Militar, major Walter Luís Sales.

O prefeito aproveitou a ocasião para colocar sua equipe de trabalho à disposição dos projetos da Coordenadoria de Defesa Civil estadual. “Estamos nos deparando cada vez mais com intempéries climáticas e é muito importante estarmos preparados para enfrentar os eventuais problemas”, afirmou.

O prefeito também solicitou auxílios pontuais para o município, como a construção da ponte no Bairro da Barra, na zona rural. “É uma ponte extensa, com cerca de 300 metros, e o município não tem recursos para essa obra”, relatou Comeron. Solicitou recursos também para obras de melhoria no córrego do Lageadinho, entre as vilas Aparecida e Ribas.

Treinamento. Oficinas e palestras visando a capacitação e especialização dos agentes de defesa civil foram realizadas durante todo o dia, no auditório Haru Izumi, no Complexo Cultural Newton de Moura Müzel. O evento recebeu representantes de várias cidades da região.

As palestras envolvem os diversos órgãos do sistema estadual de Defesa Civil, com foco nos agentes municipais. Temas como legislações vigentes, operação dos planos preventivos de Defesa Civil, sistema integrado, preenchimentos de documentações e noções meteorológicas foram abordados.

Notícias relacionadas