Dengue: bairros de Botucatu recebem nebulização na tarde desta segunda-feira, 26

A Vigilância Ambiental em Saúde realizará nesta segunda-feira, 26, a nebulização (aplicação de inseticida) em todos os quarteirões do Residencial Arlindo Durante e do Parque Serra Negra, região leste. A ação ocorrerá por conta de 4 casos confirmados de dengue na região.

A aplicação do inseticida foi realizada entre 17 e 18h30. Os agentes de combate as endemias já realizaram o controle de criadouros, busca ativa de novos casos suspeitos e nebulização com equipamento portátil nos bairros. A ação de hoje é uma atividade complementar as outras realizadas para quebrar o ciclo de transmissão da dengue.

Para a nebulização desta segunda-feira foi utilizado um mini gerador de aerossol acoplado a um veículo que permite a aplicação de inseticida à ultra baixo volume em larga escala.

Os moradores não necessitaram sair das residências durante a ação, mas foi necessário seguir algumas recomendações como deixar portas e janelas abertas, não permanecer na calçada durante a aplicação do inseticida e não deixar gaiolas de pássaros na frente dos imóveis.

O produto age apenas no momento da aplicação, portanto a eliminação das condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti através da manutenção adequada dos recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combate a dengue.

É importante que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (Zika vírus ou Chikungunya), o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão serão desencadeadas oportunamente.

Em 2021 foram confirmados 26 casos positivos de dengue em Botucatu.

Notícias relacionadas