Deputado Dr. Ulysses: Deinter’s ganharão 15 delegados

Deputado Ulysses e o delegado Marcos Carneiro LimaO delegado-geral da Polícia Civil, dr. Marcos Carneiro Lima, assumiu o compromisso com  o deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari (PV) que mandará 15 delegados para cada Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter), até março de 2013. A informação foi dada ao Dr. Ulysses durante audiência em que o parlamentar solicitou ao …

delegado-geral, o envio de mais policiais civis para a Delegacia Seccional de Itapeva que tem 17 municípios.

Na ocasião, o deputado entregou o levantamento realizado pelo delegado seccional dr. José Carlos Bertolucci sobre a falta de funcionários na região. O estudo mostrou que, na Seccional, existe um policial civil para 1.422 moradores, enquanto que o recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) é um policial para cada 250 habitantes. “A carência de pessoal atrasa o trabalho da polícia para solucionar crimes que ocorrem em nossa região, por isso, a importância da reivindicação ao delegado geral”, disse o Dr. Ulysses.

O delegado geral reconheceu a carência de pessoal em todo Estado e assegurou que cada Deinter receberá os novos delegados até o fim do primeiro trimestre do ano que vem.  Cinco irão ainda este ano. “O que nós queremos é fazer concursos todos os anos e concursos que possibilitem o ingresso de policiais jovens e vocacionados”, disse Lima que também informou ao deputado Dr. Ulysses quais são as novas estratégias adotadas para a contratação de pessoal: os concursos serão realizados pela Vunesp e não mais pela própria Polícia Civil; entre a data de inscrição e a divulgação dos classificados serão três meses, antes a espera era de até quatro anos.

Já formação do policial na Academia de Polícia passou de um ano para três meses. Os concursos também não serão mais por delegacia seccional e sim para todo o Estado. “Como o pessoal vai prestar concurso estadual, não vai poder alegar que não pode trabalhar em Itapeva, por exemplo, porque mora em São Paulo. Por que se ele entender que não compensa para ele, então, peça exoneração da polícia”, explicou o delegado-geral.

Para o deputado Dr. Ulysses, foi uma audiência produtiva. “Foi muito bom nós termos estado com o dr. Marcos Carneiro Lima para abrirmos portas, para prepararmos audiências para levar os pleitos do nosso sudoeste do Estado. Essa função tem sido uma das mais gratificantes do mandato. Nós estamos confiante que a médio prazo, a carência de policiais civis possa estar praticamente resolvida em nossa região”, declarou Dr. Ulysses.

Vizinhança Solidária

O programa Vizinhança Solidária foi outro assunto abordado durante a audiência e deverá ser implantado, nos próximos meses, na região do Deinter 7 que reúne as seccionais de Avaré, Botucatu, Itapetininga, Itapeva, Sorocaba. Experiência existente na Inglaterra e nos Estados Unidos onde os vizinhos trocam informações quando há pessoas suspeitas na rua e tem um canal direto com a polícia.

No Estado, a iniciativa já existe na região de Santo André, Grande São Paulo, e na capital está sendo implantado na região dos Jardins. “Para a polícia é importante porque quando chega a informação, o policial sabe que a fonte é segura, que a fonte é consistente e ele despacha a viatura rapidamente”, comentou Lima. Com base nesses modelos, o delegado geral disse ao deputado Dr. Ulysses que já solicitou ao diretor do Deinter 7, dr. Weldon Carlos da Costa, que converse com a titular do Comando de Policiamento do Interior (CPI – 7), coronel Fátima Ramos Dutra, para que combinem com seus subordinados a implantação do programa. “Típico exemplo, passou um carro estranho com 4 pessoas dentro em uma área rural, o vizinho se antecipa e liga pro vizinho da fazenda seguinte. Olha tá indo um carro em direção à sua fazenda, são seus parentes? Se o cidadão disser não, ele já alerta a polícia. Com isso, ganha a sociedade e ganha a polícia com informação de qualidade”, destacou o delegado geral. O Deinter-7 abrange 79 municípios da região administrativa de Sorocaba. (Da assessoria de Imprensa do deputado Dr. Ulysses (PV)

Notícias relacionadas