Dia Nacional do Voluntariado: mãos e coração sempre prontos para ajudar

Celebrada neste sábado, a data foi instituída no Brasil em 1985 – A palavra “voluntário”, na sua origem latina voluntarius, significa aquele “que age por vontade própria”. Na origem do coração, exercer o voluntariado vai além: é entender o coração do seu semelhante e estender a mão para acolher as suas dores.
Neste sábado, 28 de agosto, é lembrado o Dia Nacional do Voluntariado, data instituída no Brasil desde 1985 e que valoriza as atitudes solidárias de quem doa seu tempo e seus bens, seus esforços e talentos em prol de quem mais precisa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2019, 6,92 milhões de brasileiros fizeram algum tipo de trabalho voluntário no Brasil.

Por conta da pandemia da Covid-19, muitas atividades voluntárias presenciais foram interrompidas temporariamente em 2020 e tiveram que se reinventar para a continuidade das atividades. Porém, uma ação não parou: a solidariedade. “O serviço voluntário, principalmente na área hospitalar, é uma das ações mais bonitas do ser humano. Ajudar o próximo, em situações de vulnerabilidade e incertezas, faz aflorar a empatia e humildade, enriquecendo o dia a dia dos pacientes e colaboradores”, aponta a Enf.ª Dr.ª Karen Aline Batista da Silva, presidente da Comissão de Humanização do HCFMB.

Além das doações de tempo, de dons e de talentos, o voluntariado pode ser realizado a partir de bens materiais, articulado pelo trabalho da Comissão de Captação de Recursos Externos no HC. Estes bens possuem um valor incalculável para quem se beneficia do gesto de diversos voluntários.

A solidariedade aquece o coração

Dentre tantas definições relacionadas ao voluntariado, está a intenção de criar laços entre as pessoas, tecendo novas histórias, como é o caso das irmãs Joana e Natalina, idealizadoras do projeto Tecendo a Vida, que entregam kits de enxoval para crianças nascidas na Maternidade do HCFMB cujas mães não têm condições de adquirir estes produtos.
Em tempos de inverno, a doação de cobertores também se torna uma grande ajuda para quem mais precisa, e o HCFMB recebeu, nas últimas semanas, diversas contribuições para deixar os pacientes e acompanhantes bem aquecidos.

As jovens Julia Monteiro e Ingrid Buchignani de Oliveira representaram diversos corações que se uniram para a doação de cobertores personalizados ao HCFMB, através do projeto “Ação comunitária em Botucatu”, que realiza doações para instituições hospitalares da cidade. “Pretendemos, futuramente, fazer outras doações para ajudar a todos os pacientes do Hospital”, afirmam.

Já os amigos da Confraria de Boleiros conquistaram uma grande vitória fora das quatro linhas do futebol, realizando a doação de 25 cobertores para os pacientes e acompanhantes.

O Hospital Estadual Botucatu (HEBo) também recebeu cobertores para atender ao Ambulatório de Oncologia, graças aos membros do Lions Clube Cibernético Guilherme de Almeida.

Por falar em HEBo, na última semana, a unidade do Complexo HC também recebeu o gesto de carinho do Sr. Euclides Miggiolaro, paciente oncológico de Aparecida de São Manuel que encontrou há muito tempo, na confecção de cachecóis, uma distração e uma forma de ajudar as pessoas. “O que move meu coração é a gratidão de cada um que recebe este cachecol. Fico muito satisfeito e contente por isso. Isso também é uma forma de agradecer a todos os profissionais que me atendem com tanto amor e dedicação”, afirma.

Toda doação faz a diferença!

Para Augusto Albano, Presidente da Comissão de Captação de Recursos Externos do HCFMB, cada doação e ação feitas em prol do HCFMB fazem toda a diferença na vida das pessoas. “Ser voluntario é se dedicar a uma causa e proporcionar o bem, tendo uma força capaz de impactar a sociedade. Cada iniciativa proporciona qualidade em atendimento e isso interfere diretamente na vida dos nossos usuários. Graças a estas atitudes, estamos humanizando, a cada dia mais, o nosso Hospital”, finaliza.

Maíra Masiero
Relações Públicas – GCIM HCFMB

Notícias relacionadas